1ªATIVIDADE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

 

Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito.

William Shakespeare



Nome do professor: Tamiris Silva

Disciplina: PROJETO DE VIDA

Série destino: 7º ANO

Quantia de aulas previstas: 04 AULAS

Habilidades trabalhadas:

Promover autoconhecimento e desenvolvimento socioemocional a partir da atividade gamificada de avaliação formativa de competências socioemocionais;

Empatia, respeito, tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração e organização.

Dia da aula no CMSP: 14/04/21

1 - Tema: Desafio dos superpoderes!

2 - Recursos materiais: lápis, caderno e currículo em ação, vol. 1, pág. 292.

3 - Material impresso necessário: currículo em ação, vol. 1, pág. 292.

4 - Data de entrega da atividade: 18/05/21

5 - Avaliação: empenho na realização da atividade

6 - Meio eletrônico de entrega: email: professoratamiris8@gmail.com

7 - Horário de atendimento aos alunos: das 7h às 18h, dúvidas por what’s app  989767235

 

Atividade

Leia:

Missão 1: Descobrindo Superpoderes

Provavelmente, em algum momento de sua vida, você já imaginou como seria se tivesse superpoderes. Ser invisível, ter a força de um gigante, correr mais rápido que o vento ou conseguir ler mentes são poderes que vemos nos filmes de super-heróis. Se você pudesse escolher ter superpoderes, quais teria? Saindo do mundo da imaginação dos super-heróis, saiba que você tem os seus próprios poderes. Isso quer dizer que você tem qualidades e valores que o(a) tornam único(a) e especial. Ninguém no mundo é igual a você! Para pensar e compreender quais são os seus poderes, é preciso pensar sobre si mesmo(a).

Currículo em Ação, 2021, Caderno do Aluno, Projeto de Vida, 6º ano EF, vol. 1, p.295.

1-      Complete as frases com informações sobre você:

a) Eu sou bom(a) em _____________.

b) Eu preciso aprender a ___________.

c) Eu tenho medo de ______________.

d) Eu me animo quando ___________.

e) Eu não gosto de _______________.

 

2-      Quais superpoderes você já tem?

Exemplos: Ser uma pessoa organizada, saber guardar segredos, tocar um instrumento, desenhar, praticar esportes etc.

 

3-      Agora podemos falar das competências socioemocionais que são como “poderes” que vão nos ajudar em nosso dia a dia. Estão ligadas ao modo como pensamos, agimos, sentimos e decidimos. São elas que nos ajudam a enfrentar os obstáculos e a não desistirmos. As competências socioemocionais estão ligadas a um conjunto de habilidades necessárias para que possamos lidar com as nossas emoções.

 

Relacione as competências socioemocionais abaixo às atitudes corretas.

A) Organização

B) Foco

C) Persistência

D) Iniciativa Social

E) Imaginação criativa

 

1(    ) Hoje consegui estudar e não cair em distrações.

2(    ) Hoje arrumei meu quarto e coloquei minhas tarefas em ordem.

3(    ) Hoje criei um gráfico para ajudar meus colegas a estudar.

4(    ) Hoje ajudei algumas pessoas estrangeiras a falarem português.

5(    ) Hoje aprendi a fazer lettering depois de tentar bastante.

 

4-      Quais competências você acredita já ter desenvolvido ao longo de sua vida? Por quê?

 

Entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, iniciativa social, assertividade e imaginação criativa.

 

5-   Como podemos nos aperfeiçoar? Uma dessas formas é a criação de um plano de desenvolvimento pessoal! Pera aí, plano de desenvolvimento pessoal? O que é isso?

Um plano de desenvolvimento pessoal é, como o próprio nome diz, um plano – para simplificar: um passo a passo – para você alcançar suas metas pessoais. No nosso caso, são as duas competências socioemocionais que você escolheu para serem desenvolvidas.  

                    O que? - Como? -Por quê?

Escolha duas competências que você pretende desenvolver.

Entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, iniciativa social, assertividade e imaginação criativa.

 

       Passo 1: Indique, pelo menos, um(a) colega da turma que pode apoiar você no desenvolvimento de cada uma dessas duas competências. Converse com esse(a) colega para pedir o apoio dele(a)! Utilize o WhatsApp ou CMSP para isso.

       Passo 2: Planeje, pelo menos, uma ação que você deverá praticar para conseguir desenvolver cada uma das duas competências.

       Qual atitude você irá tomar para alcançar seu objetivo?

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

Geografia/ 7° A e B/ Prof. Allan Ítalo/ A Região Nordeste do Brasil- 2º Bimestre- 4 aulas.

Geografia/ Prof. Allan/ 7ºA e B- Os setores da economia e suas características- 06 aulas