Tecnologia e Inovação Prof. Cleidione 7º A,B,C,D

                      


Disciplina: Tecnologia e Inovação

Prof. Cleidione - Whatsapp (910118442)

Email: cleide.ssociologia@gmail.com

Identificação do aluno: Nome completo série e turma / Nome da escola.

Qualquer dúvida estou à disposição 

Nº de aulas previstas:  2 aulas

Tempo previsto: 15/08 a 28/08

Recursos materiaisCelular ou computador

 Atividade: Tema: Algoritmo

 

 

 Algoritmo pode ser definido como uma sequência de passos a serem seguidos que produzem um resultado esperado para determinada atividade ou tarefa.

Um algoritmo não necessariamente é voltado para um processamento de computador.

Nós encontramos algoritmos em livros de receitas e manuais. Por exemplo, vamos supor que quando você compra uma lâmpada ela venha com um manual de como trocar a lâmpada queimada de sua casa, tipo um algoritmo trocar a lâmpada queimada.

 

Exemplo: Vamos criar então a primeira versão do nosso algoritmo para trocar a lâmpada:

 

 Passo 1— Pegar uma lâmpada nova;

• Passo 2 — Pegar a escada;

• Passo 3 — Posicionar a escada embaixo da lâmpada queimada;

• Passo 4 — Subir na escada com a lâmpada nova;

• Passo 5 — Retirar a lâmpada queimada;

• Passo 6 — Colocar a lâmpada nova;

• Passo 7 — Descer da escada;

• Passo 8 — Ligar o interruptor;

• Passo 9 — Guardar a escada;

• Passo 10 — Jogar a lâmpada velha no lixo.

 

Atividade

 1. escreva, em até oito passos, uma tarefa ou atividade que realizam cotidianamente. ( que você faz todos os dias).

 Reflita a respeito da noção de que, quando falamos em algoritmos, a ordem ou sequência das ações pode ou não afetar ou alterar o resultado do produto. Tudo depende do objetivo. Por exemplo, ir de um lugar (minha casa) a outro (escola) pode ser realizado com diferentes algoritmos: posso seguir o caminho mais curto (Algoritmo X) ou o caminho mais seguro (Algoritmo Y) e tal escolha irá somente alterar a quantidade de ações/ passos para meu objetivo, porém não irá alterar o objetivo final que é chegar à escola ou a outro lugar que desejo ir, contudo existem outros algoritmos em que essa sequência não pode ser alterada sem que o resultado não seja prejudicado. Pense, por exemplo, num algoritmo para vestir-nos: colocar os sapatos antes das calças afetará o resultado esperado.

 

2. Pense em um algoritmo cuja ordem pode ser alterada sem atrapalhar o resultado. Analise se isso é possível ou não, e responda. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

Geografia/ 7° A e B/ Prof. Allan Ítalo/ A Região Nordeste do Brasil- 2º Bimestre- 4 aulas.

Geografia/ Prof. Allan/ 7ºA e B- Os setores da economia e suas características- 06 aulas