WILSON HISTÓRIA 7 ANO A A estruturação dos vice-reinos na América Espanhola
3 ATIVIDADE 3 BIMESTRE
Professor: Wilson
Disciplina: História
Série destino: 7º A.
Quantia de aulas
previstas: 08 Aulas
Tema: A estruturação
dos vice-reinos na América Espanhola
Dia da aula de História
no CMSP : 18/0821
Habilidades
trabalhadas: Analisar a formação histórico-geográfica do território da América
portuguesa por meio de mapas histórico.
3 ATIVIDADE
7 ano a
A estruturação dos
vice-reinos na América Espanhola
O espaço americano foi dividido,
conforme os interesses econômicos e as realidades encontradas pelos espanhóis,
em vice-reinados e capitanias gerais
. • Os vice-reinados
compreendiam áreas de exploração de metais preciosos ou áreas de intenso
comércio.
• As capitanias gerais
correspondiam a áreas estratégicas para a defesa dos domínios espanhóis, apesar
de serem ainda pouco povoadas por eles, até porque não havia metais preciosos
nelas. Muitas vezes, a resistência indígena nas áreas dessas capitanias
convertia-se em sérios problemas para os colonizadores. - Nova Espanha: Criado
no ano de 1535, estando assim incluído o México, parte da América Central e o
oeste dos Estados Unidos. Os principais vice-reinos foram:
• Peru: Criado no ano
de 1543 e foi formado pelos atuais Peru e parte da Bolívia.
• Nova Granada: Criado no ano de 1717, formado
por novos territórios da Colômbia, Equador e Panamá.
• Rio da Prata: Nasceu
em 1776 com a anexação dos novos territórios do Paraguai, parte do Peru e da
Bolívia, Uruguai e Argentina. - Capitanias gerais: Cuba; Venezuela; Chile e
Guatemala. A necessidade de funcionários para a plena administração das áreas
coloniais foi suprida por meio de nomeações do Conselho das Índias.
O poder local e a igreja Os
Cabildo
Além de fazerem
parte das câmaras municipais e de atuar nas localidades mais importantes, eles
se compunham no poder local, com limitada autonomia relacionada à Espanha. Eram
compostos por uma elite colonial e tinham o objetivo de zelar pela política e
pela administração, cabendo assim a eleição dos alcaides (prefeitos), ou seja,
a maior autoridade política do local. Igreja Católica podemos dizer que ela se
destacou no processo colonizador, sendo capaz de completar o quadro da
administração colonial, indo muito além de sua função evangelizadora. Sociedade
nas Colônias Hispânicas A sociedade colonial na América espanhola estava
marcada pela cor da pele. Com o passar do tempo, devido às uniões inter-raciais,
o local de nascimento seria mais importante que o grau de mestiçagem. Assim
temos:
• Chapetones - Assim
chamados os espanhóis recém-chegados nas colônias hispânicas. Ocupavam os altos
cargos como Vice-Rei, Capitães Gerais, Governadores, Alcades ou Intendentes
(prefeitos), bispos e arcebispos, superiores de várias ordens religiosas. No
entanto, suas prerrogativas não eram hereditárias, pois se tivessem filhos
nascidos fora da metrópole, estes seriam considerados criollos e não gozavam da
mesma posição social que os progenitores.
• Criollos - Eram os
filhos de espanhóis nascidos na América. Não podiam ocupar os altos cargos, mas
participavam do Cabildo e tinham uma posição social acomodada. Ao contrário do
significado em língua portuguesa, a palavra criollo, em espanhol, não
representa uma pessoa de cor negra. Indica aqueles brancos que nasceram na
América e não na Espanha.
• Mestiços - Esta era
uma sociedade em que a cor da pele determinava seu lugar na hierarquia social.
Segundo os costumes coloniais, a união entre um espanhol e uma indígena dava
origem ao mestiço. Apesar disso, os mestiços eram aceitos porque eram criados
num ambiente culturalmente branco. Com o passar do tempo, indígenas, brancos,
negros foram se unindo e gerando filhos. Isso provocou o surgimento de pessoas
que não se encaixavam em nenhuma das categorias citadas acima. Assim, passou a
surgir uma série de palavras específicas para cada uma dessas uniões. Podemos
citar: mulato, torna-a trás, mourisco, lobo, zambaio, coiote, cambujo, chamizo
e entre outros.
Indígenas - A
colonização espanhola supôs o desaparecimento da antiga forma de vida dos povos
nativos. Com o passar do tempo, o idioma original foi sendo substituído pelo
castelhano e a religião passou a ser o catolicismo. Igualmente, se desenvolveu
uma crença que mistura práticas pagãs com o cristianismo. Mesmo com todas essas
mudanças, alguns costumes se mantiveram e outros se mesclaram criando uma nova
forma de pensar e de viver. Outros, infelizmente, foram perdidos para sempre.
Negros Escravizados -
Os africanos escravizados eram trazidos por traficantes ingleses e portugueses
que contavam com a participação de investidores espanhóis. As pessoas
escravizadas foram utilizadas como mão de obra para substituir a população
indígena dizimada. Na economia das Colônias Espanholas os espanhóis se depararam com
populações organizadas e regidas por leis há muito consagradas. Deste modo,
além de suas próprias regras, como a encomienda, que permitia o encomendero, um
fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à
determinada população indígena. Em
troca, o encomendero deveria evangelizá-las, cuidá-las e defendê-las. Os
colonizadores empregaram os costumes locais para aproveitar a mão de obra
indígena, como a mita, onde os nativos eram sorteados e obrigados a trabalhar
para os colonizadores europeus nas minas, onde as condições eram péssimas e os
indígenas recebiam remuneração mínima, que não era suficiente para a sua
sobrevivência.
Vamos exercitar
1- O espaço americano foi dividido, conforme
os interesses econômicos e as realidades encontradas pelos espanhóis, em: (a)
Capitanias Hereditárias. (b) Comarcas. (c) Vice-reinos e capitanias Gerais. (d)
Povoados.
2- Com suas palavras
explique como eram os vice-reinos.
3- A partir da leitura
do texto, quais eram os principais vice-reinos da América Espanhola?
4- A necessidade de
funcionários para a plena administração das áreas coloniais foi suprida por
meio de nomeações do:
(a) Rei.
(b) Conselho das
Índias.
(c) Monarca.
(d) Alto Clero.
5- Relacione os grupos sociais da América
espanhola da primeira coluna com as sentenças logo abaixo.
(a) Chapetones
(b) Criollos
(c) Mestiços
(d) Indígenas
(e) Africanos escravizados
( ) Filhos de espanhóis com índias,
dedicavam-se ao pequeno comércio, ao serviço doméstico e ao trabalho no campo.
( ) na américa
espanhola, só foram expressivos no Vice-reinado de nova granada e nas ilhas do
Caribe, a partir do século XVIII.
( ) ocupavam os postos públicos mais
destacados, além de possuírem grandes negócios.
( ) descendentes de
espanhóis nascidos na américa, possuíam grandes propriedades e atuavam no
comércio.
( ) Em geral não tinham
propriedades e trabalhavam na agricultura, nas minas e nas obras públicas.
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