WILSON HISTÓRIA 7 ANO A A estruturação dos vice-reinos na América Espanhola

 


 


3 ATIVIDADE 3 BIMESTRE


Professor: Wilson

Disciplina: História

Série destino: 7º A.

Quantia de aulas previstas: 08 Aulas

Tema: A estruturação dos vice-reinos na América Espanhola

Dia da aula de História no CMSP : 18/0821

Habilidades trabalhadas: Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas histórico.

 

3 ATIVIDADE

7 ano a

                     A estruturação dos vice-reinos na América Espanhola

             O espaço americano foi dividido, conforme os interesses econômicos e as realidades encontradas pelos espanhóis, em vice-reinados e capitanias gerais

. • Os vice-reinados compreendiam áreas de exploração de metais preciosos ou áreas de intenso comércio.

• As capitanias gerais correspondiam a áreas estratégicas para a defesa dos domínios espanhóis, apesar de serem ainda pouco povoadas por eles, até porque não havia metais preciosos nelas. Muitas vezes, a resistência indígena nas áreas dessas capitanias convertia-se em sérios problemas para os colonizadores. - Nova Espanha: Criado no ano de 1535, estando assim incluído o México, parte da América Central e o oeste dos Estados Unidos. Os principais vice-reinos foram:

• Peru: Criado no ano de 1543 e foi formado pelos atuais Peru e parte da Bolívia.

 • Nova Granada: Criado no ano de 1717, formado por novos territórios da Colômbia, Equador e Panamá.

• Rio da Prata: Nasceu em 1776 com a anexação dos novos territórios do Paraguai, parte do Peru e da Bolívia, Uruguai e Argentina. - Capitanias gerais: Cuba; Venezuela; Chile e Guatemala. A necessidade de funcionários para a plena administração das áreas coloniais foi suprida por meio de nomeações do Conselho das Índias.

 

                O poder local e a igreja Os Cabildo

                            Além de fazerem parte das câmaras municipais e de atuar nas localidades mais importantes, eles se compunham no poder local, com limitada autonomia relacionada à Espanha. Eram compostos por uma elite colonial e tinham o objetivo de zelar pela política e pela administração, cabendo assim a eleição dos alcaides (prefeitos), ou seja, a maior autoridade política do local. Igreja Católica podemos dizer que ela se destacou no processo colonizador, sendo capaz de completar o quadro da administração colonial, indo muito além de sua função evangelizadora. Sociedade nas Colônias Hispânicas A sociedade colonial na América espanhola estava marcada pela cor da pele. Com o passar do tempo, devido às uniões inter-raciais, o local de nascimento seria mais importante que o grau de mestiçagem. Assim temos:

• Chapetones - Assim chamados os espanhóis recém-chegados nas colônias hispânicas. Ocupavam os altos cargos como Vice-Rei, Capitães Gerais, Governadores, Alcades ou Intendentes (prefeitos), bispos e arcebispos, superiores de várias ordens religiosas. No entanto, suas prerrogativas não eram hereditárias, pois se tivessem filhos nascidos fora da metrópole, estes seriam considerados criollos e não gozavam da mesma posição social que os progenitores.

• Criollos - Eram os filhos de espanhóis nascidos na América. Não podiam ocupar os altos cargos, mas participavam do Cabildo e tinham uma posição social acomodada. Ao contrário do significado em língua portuguesa, a palavra criollo, em espanhol, não representa uma pessoa de cor negra. Indica aqueles brancos que nasceram na América e não na Espanha.

• Mestiços - Esta era uma sociedade em que a cor da pele determinava seu lugar na hierarquia social. Segundo os costumes coloniais, a união entre um espanhol e uma indígena dava origem ao mestiço. Apesar disso, os mestiços eram aceitos porque eram criados num ambiente culturalmente branco. Com o passar do tempo, indígenas, brancos, negros foram se unindo e gerando filhos. Isso provocou o surgimento de pessoas que não se encaixavam em nenhuma das categorias citadas acima. Assim, passou a surgir uma série de palavras específicas para cada uma dessas uniões. Podemos citar: mulato, torna-a trás, mourisco, lobo, zambaio, coiote, cambujo, chamizo e entre outros.

Indígenas - A colonização espanhola supôs o desaparecimento da antiga forma de vida dos povos nativos. Com o passar do tempo, o idioma original foi sendo substituído pelo castelhano e a religião passou a ser o catolicismo. Igualmente, se desenvolveu uma crença que mistura práticas pagãs com o cristianismo. Mesmo com todas essas mudanças, alguns costumes se mantiveram e outros se mesclaram criando uma nova forma de pensar e de viver. Outros, infelizmente, foram perdidos para sempre.

Negros Escravizados - Os africanos escravizados eram trazidos por traficantes ingleses e portugueses que contavam com a participação de investidores espanhóis. As pessoas escravizadas foram utilizadas como mão de obra para substituir a população indígena dizimada. Na economia das Colônias Espanholas os espanhóis se depararam com populações organizadas e regidas por leis há muito consagradas. Deste modo, além de suas próprias regras, como a encomienda, que permitia o encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada  população indígena. Em troca, o encomendero deveria evangelizá-las, cuidá-las e defendê-las. Os colonizadores empregaram os costumes locais para aproveitar a mão de obra indígena, como a mita, onde os nativos eram sorteados e obrigados a trabalhar para os colonizadores europeus nas minas, onde as condições eram péssimas e os indígenas recebiam remuneração mínima, que não era suficiente para a sua sobrevivência.

 Vamos exercitar

1-       O espaço americano foi dividido, conforme os interesses econômicos e as realidades encontradas pelos espanhóis, em: (a) Capitanias Hereditárias. (b) Comarcas. (c) Vice-reinos e capitanias Gerais. (d) Povoados.

2- Com suas palavras explique como eram os vice-reinos.

3- A partir da leitura do texto, quais eram os principais vice-reinos da América Espanhola?

4- A necessidade de funcionários para a plena administração das áreas coloniais foi suprida por meio de nomeações do:

 (a) Rei.

(b) Conselho das Índias.

 (c) Monarca.

(d) Alto Clero.

 5- Relacione os grupos sociais da América espanhola da primeira coluna com as sentenças logo abaixo.

 (a) Chapetones

 (b) Criollos

(c) Mestiços

(d) Indígenas

 (e) Africanos escravizados

 ( ) Filhos de espanhóis com índias, dedicavam-se ao pequeno comércio, ao serviço doméstico e ao trabalho no campo.

( ) na américa espanhola, só foram expressivos no Vice-reinado de nova granada e nas ilhas do Caribe, a partir do século XVIII.

 ( ) ocupavam os postos públicos mais destacados, além de possuírem grandes negócios.

( ) descendentes de espanhóis nascidos na américa, possuíam grandes propriedades e atuavam no comércio.

( ) Em geral não tinham propriedades e trabalhavam na agricultura, nas minas e nas obras públicas.

 

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