HISTORIA 7 ANO A A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano PROF WILSON

Salmos 23 

1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.



DEUS NOS ABENÇOE

PROF WILSON HISTORIA



 POR FAVORCOLOQUE O NOME COMPLETO E  A SÉRIE  OS NÚMEROS AINDA ESTÃO SENDO CONFIRMADOS

ATIVIDADES DO ENSINIO FUNDAMENTAL

7 ANO A

 

HISTÓRIA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 –

O “MODERNO” NAS SOCIEDADES AFRICANA, AMERICANA E EUROPEIA

                 Essa Situação de Aprendizagem pretende refletir sobre o significado da palavra “modernidade”, esclarecendo que as características de cada sociedade são diferentes e devem ser definidas por suas próprias especificidades, já que no contexto das navegações dos séculos XV e XVI, com a chegada dos europeus, construiu-se a ideia de “ausência de modernidade” em alguns locais que foram colonizados à época.

 ATIVIDADE 1 1.1. Quando pensamos na palavra “moderno”, logo vem à mente algo atualizado, novo. Essa palavra também é utilizada para marcar a delimitação de um período histórico, a Idade Moderna, que se refere ao período entre os séculos XV e XVIII.

            E para você, o que significa a palavra “moderno”?

1.2. Leia o texto abaixo:

               A comunicação é um processo de interação entre duas ou mais pessoas na transmissão de mensagens. Os avanços tecnológicos em diferentes momentos da História possibilitaram a diminuição das barreiras de comunicação, como no caso das redes sociais, com o advento da internet. Diante de transformações tão aceleradas em nosso cotidiano, atrelamos o conceito de “moderno” à inovação e costumamos classificar determinados objetos como “ultrapassados”, ou seja, “antigos”. Se hoje utilizamos apps de mensagens, houve um tempo em que se comunicar dependia da “velha” carta – uma das formas de interlocução e contato mais antiga que conhecemos. No entanto, isso não quer dizer que essa forma de comunicação não era considerada moderna na época em que foi utilizada.

 Fonte: Elaborado especialmente para este Material. a)

 Após a leitura e a interpretação do texto, reflita sobre as palavras “antigo” e “moderno” e escreva os significados com suas próprias palavras em seu caderno.

2.1. Observe a imagem, leia o texto sobre ela e responda aos questionamentos em seu caderno.

 


 

               A imagem mostra duas tecnologias que começaram a ser utilizadas na passagem da Idade Média para a Idade Moderna: a charrua de tração animal, feita de madeira e ferro, e os arreios de tração para cavalos. As charruas e os arreios hoje podem parecer “antigos” ou “atrasados”, mas proporcionaram uma grande transformação agrícola quando foram criados. Essas tecnologias transformaram a lógica de produção agrícola medieval, aumentando a produtividade no campo e fazendo com que o comércio dos excedentes desta produção fosse crescentemente reabastecido. Hoje a indústria agrícola é automatizada e se utiliza de tecnologias muito mais sofisticadas do que essas. No entanto, tanto as charruas quanto os arreios não deixaram de ser utilizados até hoje. Fonte: Elaborado especialmente para este Material. a)

1 -A imagem apresenta duas tecnologias agrícolas. Quais são elas?

2    b) Em qual contexto essas tecnologias foram criadas?

3  c) Qual é a importância histórica delas?

2.2. Para desenvolver esta atividade, reúna-se com um(a) colega de classe e, juntos, respondam no caderno os questionamentos propostos.

a) A tecnologia, da forma como conhecemos, está presente em todas as sociedades humanas? Justifique.

 b) Podemos considerar “modernas” as sociedades que dependem da tecnologia em seu cotidiano? c) Podemos considerar “antigas” ou “atrasadas” sociedades que não dependem dos mesmos recursos tecnológicos que a nossa

 

3.2. Leia o texto e responda às questões em seu caderno.

Aventureiros europeus

            Narrativas de aventureiros europeus, como a de Hans Staden, do século XVI, apresentavam os continentes africano e americano como locais atrasados, povoados por selvagens, que, segundo eles, somente se modernizaram após o contato com a cultura europeia. No entanto, um estudo do passado nos permite conhecer e desmistificar ideias preestabelecidas. Em primeiro lugar, temos que, na África e na América, sempre houve uma grande diversidade de povos, com diferentes características culturais, sociais e políticas. A cerâmica e a metalurgia do ouro e da prata, por exemplo, eram conhecidas pelas antigas sociedades africanas e americanas, possibilitando a produção de utensílios, ferramentas e artefatos simbólicos. Exemplos de construções arquitetônicas, como Machu Picchu, na América, e a Grande Mesquita de Djenné, na África, ambas declaradas Patrimônios da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), são representações da complexidade tecnológica dessas sociedades. Essas e outras fontes históricas nos permitem conhecer as características desses povos.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material. a) De acordo com o texto, como os aventureiros europeus, a partir do século XVI, costumavam apresentar os continentes africano e americano? b) Por que essa concepção é considerada equivocada atualmente?

 

a) De acordo com o texto, como os aventureiros europeus, a partir do século XVI, costumavam apresentar os continentes africano e americano?

 b) Por que essa concepção é considerada equivocada atualmente?

Viagem ao Brasil Capítulo XVIII Como fui aprisionado pelos selvagens e como isso aconteceu

           Tinha comigo um selvagem de uma tribo denominada Cariós, que era meu escravo. [...] No dia anterior tinha eu mandado o meu escravo para o mato a procurar caça, e queria ir busca-la no dia seguinte, para ter alguma coisa que comer, pois naquele país não há muita coisa mais além do que há no mato.

           Quando eu ia indo pelo mato, ouvi dos dois lados do caminho uma grande gritaria, como costumam fazer os selvagens, e avançando para o meu lado. Reconheci então que me tinham cercado e apontavam as flechas sobre mim e atiravam. Exclamei: Valha-me Deus! Mal tinha pronunciado estas palavras quando me estenderam por terra, atirando sobre mim e me furando com as lanças. Mas não me feriram mais (graças a Deus) do que em uma perna [...]. Chegando ao mar vi, à distância de um tiro de pedra, uma ou duas canoas [...]. Quando me avistaram, trazido pelos outros, correram ao nosso encontro, enfeitados com plumas, como era costume, [...]. Diante de mim, ia um rei com um bastão que serve para matar os prisioneiros. Fez um discurso e contou como me tinham capturado e feito o seu escravo perot (assim chamam os portugueses), querendo vingar em mim a morte de seus amigos. E ao levarem-me até as canoas, alguns me davam bofetadas. Apressaram-se então em arrastar as canoas para a água, medo de que em Brikioka(como era chamado o atual município de Bertioga) já estivessem alarmados, como de fato estavam.

          Antes, porém, de arrastarem as canoas para a água, me amarraram e, como não eram todos do mesmo lugar, cada aldeia ficou zangada por voltar sem nada e disputavam com aqueles que me detinham. Uns diziam que tinham estado tão perto de mim como os outros, e queriam também ter a sua parte, propondo matar-me imediatamente.

Fonte: Adaptação livre do português arcaico feita especialmente para este Material a partir de STADEN, Hans. Viagem ao Brasil, 1557. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2020.

a)    O fragmento acima é do livro Viagem ao Brasil, escrito em 1557 por Hans Staden, que também traz as imagens acima. Os dois documentos retratam a visão dos europeus sobre os povos nativos americanos no século XVI. De acordo com a análise realizada das imagens e do fragmento acima, responda no seu caderno: quais foram as características atribuídas aos povos nativos pelos colonizadores?

 

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