MATEMÁTICA - 7º ANO A, B, C - PROF NUNES.
ATIVIDADE E ORIENTAÇÃO - 3ª POSTAGEM.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA.
TURMA: 7º ANO A, B, C.
PROFESSOR: NUNES.
E-mail: profnunescosta@gmail.com
Grupo: WhatsApp da sua turma.
WhatsApp: 997882472 - Prof. Nunes.
REFERÊNCIA: 16 A 26 DE FEVEREIRO.
DATA DE ENTREGA: ATÉ O DIA 16 / 03.
Nos vídeos do CMSP – 7º Ano – Matemática. Você encontra o conteúdo estudado – Repositório das aulas.
Link da aula - 08/02: https://www.youtube.com/watch?v=yj6wB4H-ttA
Link da aula - 09/02: https://www.youtube.com/watch?v=umbf6Gl9pHg
Link da aula - 10/02: https://www.youtube.com/watch?v=aPd2FJUFUzI
Link da aula - 16/02: https://www.youtube.com/watch?v=XM81L1QoR3U
Link da aula - 16/02: https://www.youtube.com/watch?v=O8_YlNCPFGU
Link da aula - 17/02: https://www.youtube.com/watch?v=jQOGtDW3ySc
Espero que todos estejam bem!
Pode utilizar o caderno para resolver e responder as atividades encaminhadas.
Não esquecer de colocar nome, turma, disciplina e professor.
É necessário estar atento e participar:
Das aulas: CENTRO DE MÍDIAS SP ou TV EDUCAÇÃO - Segunda a sexta – 09h00 – 10h30.
Reprise das aulas: CENTRO DE MÍDIAS SP – 15h30 – 17h00.
Repositório das aulas: CENTRO DE MÍDIAS SP – CMSP.
Das ATIVIDADES e AVALIAÇÕES; e suas devolutivas.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 1 - CADERNO: APRENDER SEMPRE.
OS MÚLTIPLOS E SUAS RELAÇOES – Páginas: 60, 61.
1) Observe a fita a seguir:
a) Descreva o que está acontecendo com a sequência.
Resposta: A sequência é formada pelos múltiplos de - - - - .
Ou a sequência vai aumentando de - - - em - - - .
b) Escreva a sequência dos seis primeiros múltiplos de 6, 8, 10 e 15.
Resposta: como exemplo:
6 – (0, 6, 12, 18, 24, 30).
8 –
10 –
15 –
2) Na tabela a seguir, pinte de azul os múltiplos de dois, marque com um “X” os múltiplos de três e faça um círculo sobre os múltiplos de seis. Em seguida, responda as questões que estão após a tabela.
a) Os números que foram pintados de azul e marcados com “X”: 0, 6, 12, 18, 24, 30, 36, 42, 48, 54 e 60. É possível dizer que esses números são múltiplos de dois e de três ao mesmo tempo? (Responder: é possível ou não é possível).
Resposta:
b) Os números que foram apenas marcados com o “X”: 3, 9, 15, 21, 27 e 45. Isso quer dizer que, nesse caso, são apenas múltiplos de três logo, não são múltiplos de dois e nem de seis? (Responder: sim ou não).
Resposta:
c) Pode dizer sobre o número zero: O zero é múltiplo de todos os números, pois qualquer número multiplicado por zero resulta em zero. (Responder: verdadeiro ou falso).
Resposta:
DIVISORES E SEUS CRITÉRIOS – Páginas: 62 e 63.
1) O professor de Ciências propôs à sua turma de 6° ano um trabalho de pesquisa que deveria ser realizado em grupos. Se a turma tem 36 estudantes e cada grupo deve ter a mesma quantidade de estudantes, quais são as quantidades possíveis de formações de grupos? Expresse a quantidade de grupos e de estudantes por grupo.
Resposta: como exemplo:
1ª possibilidade: 6 x 6 = 36, então é possível fazer 6 grupos com 6 estudantes em cada grupo;
2ª possibilidade: 3 x 12 = 36, então é possível fazer 3 grupos com 12 estudantes em cada grupo;
3ª possibilidade: 12 x 3 = 36, então é possível fazer 12 grupos com 3 estudantes em cada grupo;
4ª possibilidade:
5ª possibilidade:
6ª possibilidade:
7ª possibilidade:
8ª possibilidade:
9ª possibilidade:
10ª possibilidade:
No total: Há - - - - possibilidades diferentes para formar os grupos de pesquisa.
2) Vamos investigar? Com os números apresentados nos cartões, faça todas as multiplicações possíveis, mas sempre de dois em dois números, depois escreva seus resultados e em seguida responda as questões.
7 8 9
Resposta: Resultados das multiplicações:
7 x 8 = 56 e 8 x 7 = - - -; 7 x 9 = - - - e 9 x 7 = - - -; 8 x 9 = - - - e 9 x 8 = - - -.
a) Quantos resultados diferentes foram encontrados?
Resposta:
Os resultados diferentes encontrados nas multiplicações são três: 56, - - - e - - -
b) Os resultados encontrados são múltiplos de quais números dos cartões?
NÚMEROS PRIMOS E COMPOSTOS – Páginas: 65 e 66.
1) Encontre os divisores de cada número abaixo. Em seguida, tente escrever para cada número, ao menos, duas multiplicações diferentes, cujo resultado seja o número dado:
b) 54
Resposta: como exemplo: Divisores de 54: 1, 2, 3, 6, 9, 18, 27 e 54.
As multiplicações que resultam em 54: 54 x 1, 27 x 2, 18 x 3 e 9 x 6.
b) 39
Resposta:
c) 41
Resposta:
2) Joana teve uma ideia: construir retângulos usando uma malha quadriculada, conforme o desenho abaixo:
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Observe que Joana utilizou 40 (8 x 5) quadradinhos.
a) Vamos experimentar? Imagine que você tem uma quantidade de quadradinhos igual ao seu número na chamada. Quantos retângulos diferentes você consegue construir?
Uma sugestão e exemplo para responder.
Nº da Chamada | Dimensões dos retângulos | Nº de retângulos |
1 | ( 1 x 1) | 1 |
2 | (2 x 1 ) (1 x 2) | 2 |
3 | (3 x 1) (1 x 3) | 2 |
4 | (4 x 1) (2 x 2) (1 x 4) | 3 |
5 | (5 x 1) (1 x 5) | 2 |
6 | (6 x 1) (2 x 3) (3 x 2) (1 x 6) | 4 |
b) Pense e responda: Hoje é que dia do mês? Esse número é primo ou composto?
A resposta vai depender do dia em que for responder a atividade.
DECOMPOSIÇÃO E FATORES PRIMOS – Páginas: 66 e 67.
1) Para cada número abaixo, escreva, se possível, várias decomposições sendo uma delas contendo somente fatores primos.
a) 36
Resposta: como exemplo: 36 = 6 x 6 = 12 x 3 = 4 x 9 = 2 x 2 x 3 x 3 = 36
b) 18
Resposta:
c) 50
Resposta:
d) 25.
Resposta: como exemplo: 25 = 5 x 5 = 5 x 5.
2) Escreva as decomposições em fatores primos dos números abaixo:
a) 15
Resposta: como exemplo: 15 = 3 x 5
b) 30
Resposta:
c) 80
Resposta:
d) 120
Resposta: como exemplo: 120 = 2 × 2 × 2 × 3 × 5.
RESOLVENDO PROBLEMAS – Página: 68.
1) Paulo está doente. O médico receitou um comprimido de 6 em 6 horas e uma colher de xarope de 4 em 4 horas. Seu pai deu-lhe um comprimido e uma colher de xarope à zero hora (meia noite). Qual é o primeiro horário em que Paulo voltará a tomar comprimido e xarope ao mesmo tempo?
Observe que estamos trabalhando com os múltiplos de 4 e de 6.
Horários para tomar comprimido (múltiplos de 6, até 24) – 0, 6,12,18 e 24 Horários para tomar xarope (múltiplos de 4, até 24) – 0, 4, 8,12,16, 20 e 24. Horários em que coincidem os dois medicamentos – 0, 12, 24 (múltiplos comuns de 6 e 4, até 24).
Primeiro horário após zero hora – 12 (mínimo múltiplo comum de 6 e 4). Representando matematicamente: mmc (6, 4) = 12
Agora complete: o primeiro horário após zero hora que Paulo voltará a tomar comprimido e xarope ao mesmo tempo será às - - - - horas.
2) Beto tem 12 selos e 30 figurinhas repetidos. Ele quer reparti-los igualmente entre um grupo de amigos, de modo que não sobrem selos nem figurinhas. Qual é o número máximo de amigos que o grupo pode ter para que isso seja possível?
Os 12 selos podem ser distribuídos para 1, 2, 3, 4, 6 ou 12 amigos (divisores de 12).
As 30 figurinhas podem ser distribuídas, ao mesmo tempo, para 1, 2, 3, 5, 6,10,15 ou 30 amigos (divisores de 30).
Os selos e as figurinhas podem ser distribuídos, ao mesmo tempo, para 1, 2, 3 ou 6 amigos (divisores comuns de 12 e 30). O número máximo de amigos neste último grupo é 6 (máximo divisor comum de 12 e 30).
Agora complete: Beto deve repartir os selos e as figurinhas para um grupo de - - - - amigos.
Não deixem para realizar as atividades no último dia.
Boa sorte! Bom ano letivo! Fé e perseverança!
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