Professora Paula - Ciências - 7ºAno D - Data: 05/03 á 18/03 :Ferramentas humanas, Maquinas Simples. e-mail para envio das atividades paulaperpetuo@prof.educacao.sp.gov

 

Máquinas Simples

        Em nosso dia-a-dia, vivemos cercados de máquinas. É muito comum nos depararmos com máquinas de todos os tipos, desde as mais simples até as mais complexas. Usamos um abridor para abrir latas, cortamos papel com uma tesoura, penduramos quadros em pregos fixados na parede pelos martelos e seguramos as crianças pequenas em carrinhos de bebê. Somos cada vez mais dependentes de máquinas cada vez mais complexas, como os carros ônibus e os trens que utilizamos para ir à escola, ao local de trabalho entre outros.

       Sabemos que as máquinas variam das mais simples as mais complexas. Máquinas complexas são aquelas que utilizam dispositivos eletrônicos em sua composição, como os circuitos integrados. Um exemplo de máquina complexa são os computadores.

       Toda máquina tem uma ou várias funções. Iremos iniciar o estudo de algumas máquinas que facilitam a atividade humana simplesmente por nos permitir realizar uma tarefa com menor esforço físico. Por exemplo, quando pregamos um prego na parede com um martelo, fazemos um esforço muito menor do que o necessário para pregá-lo usando apenas as mãos, o que certamente nem conseguiríamos.

       Denominaremos de máquinas simples às que modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento. Abridor de latas, martelo, tesoura, chave de fenda, alicate, quebra-nozes, carrinho de mão, pinça e cortador de unha são exemplos de máquinas simples.

          Máquinas simples são aquelas que modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento.



Alavancas

          Imagine a seguinte situação: você precisa levantar um saco cheio de mantimentos. A massa total do saco é 120 kg. Poucas pessoas conseguem, e geralmente somente aquelas que se preparam para isso. Entretanto, no decorrer da história, as pessoas muitas vezes tiveram que levantar pedras ou objetos, e não contavam com máquinas para auxiliá-las.

          Há mais de 22 séculos, um homem chamado Arquimedes (287 – 212 a.C.) encontrou um método extremamente simples para resolver esse problema: ele descobriu as alavancas.

          Uma alavanca nada mais é do que uma barra rígida que pode girar em torno de um ponto de apoio. Em pleno século III a.C. Arquimedes afirmou: “Dê-me uma alavanca que moverei o mundo”.


Entendendo as forças:

          Força resistente – é a força que queremos equilibrar. No exemplo acima, é o peso do saco de mantimentos.

          Força potente – é a força que sustentará a resistência. No exemplo, é a força que fazemos.

 

  Tipos de alavancas:

      INTERFIXA: É quando o ponto apoio (A) está entre a aplicação da força potente (P) e a aplicação da força resistente (R).

     INTERPOTENTE: É quando a aplicação da força potente (P) está entre a aplicação da força resistente (R) e o ponto de apoio (A).

     INTER-RESISTENTE: É quando a aplicação da força resistente (R) está entre a aplicação da força potente (P) e o ponto de apoio (A).


ATIVIDADES:

 

1. São vários os exemplos de máquinas simples que facilitam a vida diária. O que são máquinas simples?

 

a) (  ) são instrumentos eletrônicos que auxiliam o cotidiano.

b) (  ) São equipamentos que nos permite aplicar maior força para movimentar objetos.

c) (  ) são ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução de tarefas simples do dia a dia.

d) (  ) são dispositivos que podem facilitar ou dificultar a realização de funções diversas, a depender da força.

 

2. Organize as palavras a seguir para descobrir a frase eternizada pelo famoso cientista Arquimedes sobre as alavancas.


E ALAVANCA UMA DÊ-ME E MUNDO DE APOIO UM LEVANTAREI O PONTO



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