Professora Paula - Ciências - 7ºAno D - Data: 05/03 á 18/03 :Ferramentas humanas, Maquinas Simples. e-mail para envio das atividades paulaperpetuo@prof.educacao.sp.gov
Máquinas Simples
Em nosso dia-a-dia, vivemos cercados de
máquinas. É muito comum nos depararmos com máquinas de todos os tipos, desde as
mais simples até as mais complexas. Usamos um abridor para abrir latas,
cortamos papel com uma tesoura, penduramos quadros em pregos fixados na parede
pelos martelos e seguramos as crianças pequenas em carrinhos de bebê. Somos
cada vez mais dependentes de máquinas cada vez mais complexas, como os carros
ônibus e os trens que utilizamos para ir à escola, ao local de trabalho entre outros.
Sabemos que as máquinas variam das mais
simples as mais complexas. Máquinas complexas são aquelas que utilizam
dispositivos eletrônicos em sua composição, como os circuitos integrados. Um
exemplo de máquina complexa são os computadores.
Toda máquina tem uma ou várias funções.
Iremos iniciar o estudo de algumas máquinas que facilitam a atividade humana
simplesmente por nos permitir realizar uma tarefa com menor esforço físico. Por
exemplo, quando pregamos um prego na parede com um martelo, fazemos um esforço
muito menor do que o necessário para pregá-lo usando apenas as mãos, o que
certamente nem conseguiríamos.
Denominaremos de máquinas simples às que
modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento.
Abridor de latas, martelo, tesoura, chave de fenda, alicate, quebra-nozes,
carrinho de mão, pinça e cortador de unha são exemplos de máquinas simples.
Máquinas simples são aquelas que
modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento.
Alavancas
Imagine a seguinte situação: você precisa levantar um saco cheio de
mantimentos. A massa total do saco é 120 kg. Poucas pessoas conseguem, e
geralmente somente aquelas que se preparam para isso. Entretanto, no decorrer
da história, as pessoas muitas vezes tiveram que levantar pedras ou objetos, e
não contavam com máquinas para auxiliá-las.
Há mais de 22 séculos, um homem chamado Arquimedes (287 – 212 a.C.) encontrou
um método extremamente simples para resolver esse problema: ele descobriu as
alavancas.
Uma alavanca nada mais é do que uma barra rígida que pode girar em torno de um
ponto de apoio. Em pleno século III a.C. Arquimedes afirmou: “Dê-me uma alavanca que moverei o mundo”.
Entendendo as forças:
Força resistente – é a força que queremos equilibrar. No exemplo acima, é o
peso do saco de mantimentos.
Força potente – é a força que sustentará a resistência. No exemplo, é a
força que fazemos.
Tipos de alavancas:
INTERFIXA: É
quando o ponto apoio (A) está entre a aplicação da força potente (P) e a
aplicação da força resistente (R).
INTERPOTENTE: É quando a aplicação da força potente (P) está entre a aplicação
da força resistente (R) e o ponto de apoio (A).
INTER-RESISTENTE: É quando a aplicação da força resistente (R) está entre a
aplicação da força potente (P) e o ponto de apoio (A).
ATIVIDADES:
1. São vários os
exemplos de máquinas simples que facilitam a vida diária. O que são máquinas
simples?
a)
( ) são instrumentos eletrônicos que auxiliam o cotidiano.
b)
( ) São equipamentos que nos permite aplicar maior força para movimentar
objetos.
c)
( ) são ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução
de tarefas simples do dia a dia.
d)
( ) são dispositivos que podem facilitar ou dificultar a realização de
funções diversas, a depender da força.
2. Organize as palavras a seguir para descobrir a frase eternizada pelo famoso cientista Arquimedes sobre as alavancas.
E ALAVANCA UMA DÊ-ME E MUNDO DE APOIO UM LEVANTAREI O PONTO
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentários
Enviar um comentário