Geografia/ Prof. Allan Italo/ 7ºA e B- SEI Revisão e recuperação de conteúdos do 1º Bimestre.
Olá, tudo bem?
Bem vindo a nossa aula virtual.
Durante essa semana (26 a 30 de Abril), realizaremos atividades de revisão e recuperação de conteúdos de acordo com a programação do CMSP (09/04/2021).
Habilidade: EF07GE15- Analisar as divisões regionais do IBGE e as características culturais, sociais, naturais e econômicas do Brasil.
As regiões brasileiras
Devido a grande extensão territorial do nosso país, com cerca de 8,5 milhões de KM², houve a necessidade do governo dividir o Brasil em cinco grandes regiões, sendo elas:
Norte, composta por 7 estados: Pará- PA, Amazonas- AM, Amapá- AP, Tocantins- TO, Rondônia- RO, Roraima- RR e Acre- AC.
Nordeste, composta por 9 estados: Bahia- BA, Pernambuco- PE, Ceará-CE, Paraíba- PB, Sergipe- SE, Alagoas-AL, Maranhão- MA, Piauí-PI, Rio Grande do Norte- RN.
Centro-Oeste, composto por 3 estados e o DF (Distrito Federal): Mato Grosso-MT, Mato Grosso do Sul- MS e Goiás- GO.
Sudeste, composto por 4 estados: Minas Gerais- MG, São Paulo- SP, Espírito Santo- ES e Rio de Janeiro- RJ.
Sul, composto por 3 estados: Paraná- PR, Santa Catarina- SC e Rio Grande do Sul- RS.
Observe a localização das regiões brasileiras e seus estados no mapa abaixo:
Observe os dados estatísticos dessa região, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE- 2019).
Área territorial: 3.853.575,6 km², o que resulta em, aproximadamente, 43% do território brasileiro.
População: 18.430.980 habitantes.
CLIMAS DA REGIÃO NORTE
É a única região brasileira cortada pela Linha do Equador, por isso, grande parte do clima dessa região é o equatorial, além de ser encontrado o clima tropical.
A localização da região Norte permite que o clima nessa localidade tenha, média de temperaturas entre 25 ºC e 27 ºC o ano todo, também é sonciderada a região mais chuvosa do país.
RELEVOS DA REGIÃO NORTE
Grande parte da região Norte apresenta baixas altitudes, ou seja, formada por PLANÍCIES, porém nas áreas de fronteira com as Guianas e a Venezuela, há a incidência de planaltos que chegam até 3000 m de altitude.
Inclui duas bacias hidrográficas do Brasil: a bacia hidrográfica amazônica e a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia.
O rio da dá nome à bacia, é o RIO AMAZONAS, o maior do mundo em volume de água, o que mostra sua grande importância para todos que estão ao seu redor. Esse rio nasce nas montanhas do Peru e deságua no Pará, atingindo o oceano Atlântico.
VEGETAÇÕES DA REIÃO NORTE
O destaque da região Norte nesse aspecto é a Floresta Amazônica. A intensidade de chuvas na região permite uma grande biodiversidade, com vegetação densa e sempre verde. É a maior floresta do mundo de regiões quentes, concentrando a maior biodiversidade terrestre do planeta.
ATIVIDADES ECONÔMICAS DA REGIÃO NORTE
Na agricultura (plantio de alimentos), podemos citar a produção de pimenta do reino, maracujá, café, coco, mandioca e a juta (árvore de que é extraída uma fibra utilizada na produção de tapetes e cordas). Além desses produtos, a região Norte é a maior produtora de fibras do país, sendo a juta e a malva plantas importantíssimas nesse processo.
Pecuária (criação de animais) é desenvolvida de forma extensiva, com destaque para a pecuária bovina e a criação de búfalos. Esta última está concentrada no estado do Pará, em áreas alagadas, e corresponde a 68% da produção nacional.
Os extrativismos vegetal e mineral representam uma importante fonte de renda para a população local. No extrativismo, a força da extração de madeira está nos estados do Pará e do Amazonas. É produzida na região Norte uma grande variedade de palmito, açaí e outros vegetais das árvores locais.
A borracha ainda está presente nas atividades extrativistas, mas não com a força do início do século XX, pois vem perdendo espaço para a agropecuária. Além disso, a biodiversidade da floresta amazônica atrai a indústria farmacêutica na busca de medicamentos e plantas medicinais, além de oferecer cosméticos para a indústria da beleza.
A extração mineral iniciou-se ainda na década de 1950 como estratégia de povoamento da região pelo Governo Federal da época. Dentre os minérios encontrados na região Norte, podemos destacar: ouro, ferro, manganês e níquel.
Comentários
Enviar um comentário