Lógicas de organização política 7 ano A prof. Wilson

 

2ª ATIVIDADE 7 ano a




1imagem



2 imagem




3imagem




4imagem



 

AMÉRICA / ÁFRICA

 

Imagem 1: Machu Picchu – Peru – Continente Americano

Imagem 2: Cidade do Cabo – África do Sul – Continente Africano

Imagem 3: Bogotá – Colômbia – Continente Americano

Imagem 4: Djenné – Mali – Continente Africano

 

 

a)    Aspectos arquitetônicos são aqueles relativos à arquitetura, às construções, ou tudo que é relativo à arte e às tecnologias das edificações. Faça um

b)    a pesquisa sobre os aspectos arquitetônicos das cidades acima e registre em seu caderno. b). Considerando a sua pesquisa, podemos afirmar que as quatro cidades representam a modernidade? Justifique em seu caderno.

 

 

 

 

 

Timbucu

              Sem dúvida, a universidade mais célebre foi a de Tombuctu, que nos deu os dois Tari'kh; apesar de escritos no século XVII, constituem a obra histórica mais monumental já produzida no Sudão. A universidade, centro de aquisição e difusão de conhecimento, não era uma instituição organizada como na África setentrional; compreendia grande número de escolas autônomas, destacando -se a famosa mesquita de Sankoré, que ministrava o ensino superior. Tombuctu abrigava, no século XVI, cerca de 124 escolas corânicas frequentadas por milhares de estudantes de todas as regiões do Sudão e do Sahel, que moravam com os professores ou em alojamentos especiais. Os professores, apesar de não remunerados, não enfrentavam dificuldades materiais, dedicando todo o seu tempo aos estudos (...) a o ensino de humanidades, que comportava as ciências tradicionais – teologia (tawhid), exegese (tafsir), tradições (hadith), direito maliquita (fikh), gramática, retórica, lógica, astrologia, astronomia, história, geografia etc.

 

Fonte: História Geral da África, IV: África do século XII ao XV. Editado por Djibril Tamsir Niane. – 2.ed. rev. – Brasília: UNESCO, 2010. p 234-235. Disponível em:

 

 

3.2.         Leia o texto e responda às questões em seu caderno.

Aventureiros europeus

                 Narrativas de aventureiros europeus, como a de Hans Staden, do século XVI, apresentavam os continentes africano e americano como locais atrasados, povoados por selvagens, que, segundo eles, somente se modernizaram após o contato com a cultura europeia. No entanto, um estudo do passado nos permite conhecer e desmistificar ideias preestabelecidas. Em primeiro lugar, temos que, na África e na América, sempre houve uma grande diversidade de povos, com diferentes características culturais, sociais e políticas. A cerâmica e a metalurgia do ouro e da prata, por exemplo, eram conhecidas pelas antigas sociedades africanas e americanas, possibilitando a produção de utensílios, ferramentas e artefatos simbólicos. Exemplos de construções arquitetônicas, como Machu Picchu, na América, e a Grande Mesquita de Djenné, na África, ambas declaradas Patrimônios da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), são representações da complexidade tecnológica dessas sociedades. Essas e outras fontes históricas nos permitem conhecer as características desses povos.

 Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

a) De acordo com o texto, como os aventureiros europeus, a partir do século XVI, costumavam apresentar os continentes africano e americano?

 b) Por que essa concepção é considerada equivocada atualmente?

 

 

Viagem ao Brasil

Capítulo XVIII

 Como fui aprisionado pelos selvagens e como isso aconteceu

Tinha comigo um selvagem de uma tribo denominada Cariós, que era meu escravo. [...] No dia anterior tinha eu mandado o meu escravo para o mato a procurar caça, e queria ir buscála no dia seguinte, para ter alguma coisa que comer, pois naquele país não há muita coisa mais além do que há no mato. Quando eu ia indo pelo mato, ouvi dos dois lados do caminho uma grande gritaria, como costumam fazer os selvagens, e avançando para o meu lado. Reconheci então que me tinham cercado e apontavam as flechas sobre mim e atiravam. Exclamei: Valha-me Deus! Mal tinha pronunciado estas palavras quando me estenderam por terra, atirando sobre mim e me furando com as lanças. Mas não me feriram mais (graças a Deus) do que em uma perna [...]. Chegando ao mar vi, à distância de um tiro de pedra, uma ou duas canoas [...]. Quando me avistaram, trazido pelos outros, correram ao nosso encontro, enfeitados com plumas, como era costume, [...]. Diante de mim, ia um rei com um bastão que serve para matar os prisioneiros. Fez um discurso e contou como me tinham capturado e feito o seu escravo perot (assim chamam os portugueses), querendo vingar em mim a morte de seus amigos. E ao levarem-me até as canoas, alguns me davam bofetadas. Apressaram-se então em arrastar as canoas para a água, medo de que em Brikioka(como era chamado o atual município de Bertioga) já estivessem alarmados, como de fato estavam. Antes, porém, de arrastarem as canoas para a água, me amarraram e, como não eram todos do mesmo lugar, cada aldeia ficou zangada por voltar sem nada e disputavam com aqueles que me detinham. Uns diziam que tinham estado tão perto de mim como os outros, e queriam também ter a sua parte, propondo matar-me imediatamente.

Fonte: Adaptação livre do português arcaico feita especialmente para este Material a partir de STADEN, Hans. Viagem ao Brasil, 1557. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2020.

a)    O fragmento acima é do livro Viagem ao Brasil, escrito em 1557 por Hans Staden, que também traz as imagens acima. Os dois documentos retratam a visão dos europeus sobre os povos nativos americanos no século XVI. De acordo com a análise realizada das imagens e do fragmento acima, responda no seu caderno: quais foram as característicasatribuídas aos povos nativos pelos colonizadores?

 

ATIVIDADE 5

5.1. A partir das informações apresentadas na Situação de Aprendizagem, realize a análise da imagem respondendo as questões abaixo:

 

 

 

 

a) É possível identificar a convivência entre o “antigo” e o “novo” na imagem? Na sua cidade há locais onde é possível identificar esse tipo de convivência? Cite exemplos.

 

b)    Com a chegada do moderno

c)      

d)    o") o antigo ("velho") é sempre substituído?

Entregar até 22/04

wildamblei2@yahoo.com.br

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

Geografia/ 7° A e B/ Prof. Allan Ítalo/ A Região Nordeste do Brasil- 2º Bimestre- 4 aulas.

Geografia/ Prof. Allan/ 7ºA e B- Os setores da economia e suas características- 06 aulas