Lógicas de organização política 7 ano A prof. Wilson
2ª
ATIVIDADE 7 ano a
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AMÉRICA / ÁFRICA
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Imagem 1: Machu Picchu – Peru
– Continente Americano |
Imagem 2: Cidade do Cabo –
África do Sul – Continente Africano |
Imagem 3: Bogotá – Colômbia
– Continente Americano |
Imagem 4: Djenné – Mali –
Continente Africano
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a)
Aspectos arquitetônicos são aqueles relativos à
arquitetura, às construções, ou tudo que é relativo à arte e às tecnologias das
edificações. Faça um
b)
a pesquisa sobre os aspectos arquitetônicos das
cidades acima e registre em seu caderno. b). Considerando a sua pesquisa,
podemos afirmar que as quatro cidades representam a modernidade? Justifique em
seu caderno.
Timbucu
Sem dúvida, a universidade mais
célebre foi a de Tombuctu, que nos deu os dois Tari'kh; apesar de escritos no
século XVII, constituem a obra histórica mais monumental já produzida no Sudão.
A universidade, centro de aquisição e difusão de conhecimento, não era uma
instituição organizada como na África setentrional; compreendia grande número
de escolas autônomas, destacando -se a famosa mesquita de Sankoré, que
ministrava o ensino superior. Tombuctu abrigava, no século XVI, cerca de 124
escolas corânicas frequentadas por milhares de estudantes de todas as regiões
do Sudão e do Sahel, que moravam com os professores ou em alojamentos
especiais. Os professores, apesar de não remunerados, não enfrentavam
dificuldades materiais, dedicando todo o seu tempo aos estudos (...) a o ensino
de humanidades, que comportava as ciências tradicionais – teologia (tawhid),
exegese (tafsir), tradições (hadith), direito maliquita (fikh), gramática,
retórica, lógica, astrologia, astronomia, história, geografia etc.
Fonte: História Geral da África, IV:
África do século XII ao XV. Editado por Djibril Tamsir Niane. – 2.ed. rev. –
Brasília: UNESCO, 2010. p 234-235. Disponível em:
3.2.
Leia o texto e responda às questões em seu
caderno.
Aventureiros europeus
Narrativas de aventureiros europeus, como a de
Hans Staden, do século XVI, apresentavam os continentes africano e americano
como locais atrasados, povoados por selvagens, que, segundo eles, somente se
modernizaram após o contato com a cultura europeia. No entanto, um estudo do
passado nos permite conhecer e desmistificar ideias preestabelecidas. Em
primeiro lugar, temos que, na África e na América, sempre houve uma grande
diversidade de povos, com diferentes características culturais, sociais e
políticas. A cerâmica e a metalurgia do ouro e da prata, por exemplo, eram
conhecidas pelas antigas sociedades africanas e americanas, possibilitando a
produção de utensílios, ferramentas e artefatos simbólicos. Exemplos de
construções arquitetônicas, como Machu Picchu, na América, e a Grande Mesquita
de Djenné, na África, ambas declaradas Patrimônios da Humanidade pela UNESCO
(Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), são
representações da complexidade tecnológica dessas sociedades. Essas e outras
fontes históricas nos permitem conhecer as características desses povos.
Fonte: Elaborado especialmente para este
Material.
a) De
acordo com o texto, como os aventureiros europeus, a partir do século XVI,
costumavam apresentar os continentes africano e americano?
b) Por que essa concepção é considerada
equivocada atualmente?
Viagem ao Brasil
Capítulo XVIII
Como
fui aprisionado pelos selvagens e como isso aconteceu
Tinha
comigo um selvagem de uma tribo denominada Cariós, que era meu escravo. [...]
No dia anterior tinha eu mandado o meu escravo para o mato a procurar caça, e
queria ir buscála no dia seguinte, para ter alguma coisa que comer, pois
naquele país não há muita coisa mais além do que há no mato. Quando eu ia indo
pelo mato, ouvi dos dois lados do caminho uma grande gritaria, como costumam
fazer os selvagens, e avançando para o meu lado. Reconheci então que me tinham
cercado e apontavam as flechas sobre mim e atiravam. Exclamei: Valha-me Deus!
Mal tinha pronunciado estas palavras quando me estenderam por terra, atirando
sobre mim e me furando com as lanças. Mas não me feriram mais (graças a Deus)
do que em uma perna [...]. Chegando ao mar vi, à distância de um tiro de pedra,
uma ou duas canoas [...]. Quando me avistaram, trazido pelos outros, correram
ao nosso encontro, enfeitados com plumas, como era costume, [...]. Diante de
mim, ia um rei com um bastão que serve para matar os prisioneiros. Fez um
discurso e contou como me tinham capturado e feito o seu escravo perot (assim
chamam os portugueses), querendo vingar em mim a morte de seus amigos. E ao
levarem-me até as canoas, alguns me davam bofetadas. Apressaram-se então em
arrastar as canoas para a água, medo de que em Brikioka(como era chamado o
atual município de Bertioga) já estivessem alarmados, como de fato estavam.
Antes, porém, de arrastarem as canoas para a água, me amarraram e, como não
eram todos do mesmo lugar, cada aldeia ficou zangada por voltar sem nada e
disputavam com aqueles que me detinham. Uns diziam que tinham estado tão perto
de mim como os outros, e queriam também ter a sua parte, propondo matar-me
imediatamente.
Fonte:
Adaptação livre do português arcaico feita especialmente para este Material a
partir de STADEN, Hans. Viagem ao Brasil, 1557. Disponível em: . Acesso em: 05
ago. 2020.
a) O
fragmento acima é do livro Viagem ao Brasil, escrito em 1557 por Hans Staden,
que também traz as imagens acima. Os dois documentos retratam a visão dos
europeus sobre os povos nativos americanos no século XVI. De acordo com a
análise realizada das imagens e do fragmento acima, responda no seu caderno:
quais foram as característicasatribuídas aos povos nativos pelos colonizadores?
ATIVIDADE 5
5.1. A partir das informações apresentadas na Situação de
Aprendizagem, realize a análise da imagem respondendo as questões abaixo:
a) É possível identificar a convivência entre o “antigo” e o
“novo” na imagem? Na sua cidade há locais onde é possível identificar esse tipo
de convivência? Cite exemplos.
b) Com a
chegada do moderno
c)
d) o")
o antigo ("velho") é sempre substituído?
Entregar até 22/04
wildamblei2@yahoo.com.br
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