7° ANO A, B e C - METEMÁTICA - PROF. NUNES.
ROTEIRO DE AULAS – 2º Bimestre.
NÚMERO DA ATIVIDADE: 01
SÉRIE DESTINO: 7º Ano A, B e C.
DISCIPLINA: Matemática.
PROFESSOR: José Nunes da Costa.
QUANTIA DE AULAS PREVISTAS: 12 aulas.
HABILIDADES TRABALHADAS: Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados, utilizar transferidor para medir os ângulos internos e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.
Resolver e elaborar situações- -problema que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
DIA DA AULA NO CMSP: Segunda-feira a Quarta-feira: 09h00 as 09h30.
TEMA: Linguagem algébrica, Medidas e Triângulos.
RECURSOS MATERIAIS: Caderno, Blog da escola, celular, computador.
Material impresso necessário:
DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE: Até o dia 15 / 05 / 2021.
AVALIAÇÃO: De acordo com a execução e entrega.
DEVOLUTIVA: Email: profnunescosta@gmail.com ou
WhatsApp: 91011-7541
HORÁRIO PARA ATENDIMENTO: 07h0 às 12h35.
Espero que estejam todos bem!
Realize suas atividades com calma, tranquilidade, organização e dedicação; não esqueça de colocar a disciplina, o nome, ano, turma e professor. E envia as fotos no e-mail indicado.
Acompanhe e participa das aulas realizadas no CMSP ou pela TV.
Atividade 1 –
Aprender sempre – Volume 1 - Página 94.
Veja a sequência de figuras.
Escreva uma expressão algébrica que indique o total de estrelas da figura que ocupa a enésima posição dessa sequência. A expressão será: (Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente).
a)
1n b) 2n c) 3n 4n
Atividade 2 – Aprender sempre – Volume 1 - Página 100.
Atenção para o movimento dos ponteiros do relógio! Observe os ponteiros dos seguintes relógios. Indique V ou F para cada figura que apresenta o menor ângulo formado entre os dois ponteiros e o nome do ângulo correspondente: (Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente).
Ângulo reto ( ) Ângulo obtuso ( ) Ângulo agudo ( )
Atividade 3 – Aprender sempre – Volume 1 - Página 100.
Complete:
(Classificação de triângulos).
a)
Um triângulo, quanto aos lados, pode ser: - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - -, - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ou - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -.
b) Quanto aos ângulos, um triângulo pode ser: : - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -, - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ou - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -.
Atividade 4 – Aprender sempre – Volume 1 - Página 104.
Analise
o triângulo que aparece na placa de trânsito e observe que todos os lados dele
têm a mesma medida. Em seguida, responda:
Qual
a classificação quanto aos lados e quanto aos ângulos? Fazer o cálculo e
assinale a alternativa correspondente.
( ) a) Quanto aos lados é equilátero e
quanto aos ângulos é obtusângulo
( ) b) Quanto aos lados é escaleno e quanto
aos ângulos é acutângulo.
( ) c) Quanto aos lados é isóscele e quanto
aos ângulos é retângulo.
( ) d) Quanto aos lados é equilátero e quanto aos ângulos é acutângulo.
Atividade 5 – Aprender sempre – Volume 1 - Página 104.
Qual
a medida de cada ângulo interno desse triângulo? Fazer o cálculo e assinale a
alternativa correspondente.
( ) a) É 30° (180º : 6)
( ) b) É 45° (180º : 4)
( ) c) É 60° (180º : 3)
( ) d) É 90° (180º : 2)
Atividade 6 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 56.
Pense, relembre e responda: Se o lado de um quadrado é 1 m, quanto mede esse lado em centímetros? Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente.
( ) a) Mede 1 centímetro.
( ) b) Mede 10 centímetros.
( ) c) Mede 100 centímetros.
( ) d) Mede 1000 centímetros.
Atividade 7 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 56.
Um
metro quadrado tem quantos centímetros quadrados? Fazer o cálculo e assinale a
alternativa correspondente.
( ) a) Tem 10 cm².
( ) b) Tem 100 cm².
( ) c) Tem 1000 cm².
( ) d) Tem 10000 cm².
Atividade 8 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 57.
Tomando
como 1 unidade o lado do quadradinho A, observe cada figura da malha
quadriculada. Em seguida, complete a tabela. Observe
que A e B estão respondidos.
Atividade 9 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 60.
Vamos
pensar!
Quantos
minutos tem 1 hora? Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente.
( ) a) 1 hora tem 30 minutos.
( ) b) 1 hora tem 60 minutos.
( ) c) 1 hora tem 90 minutos.
( ) d) 1 hora tem 120 minutos.
Atividade 10 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 60.
Quantas
horas tem um dia? (O dia começa às 00h00). Fazer o cálculo e assinale a alternativa
correspondente.
( ) a) Um dia tem 12 horas.
( ) b) a) Um dia tem 24 horas.
( ) c) 1 hora tem 36 minutos.
( ) d) 1 hora tem 48 minutos.
Atividade 11 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 60.
Quantos
segundos tem 1 minuto? Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente.
( ) a) Um minuto tem 15 segundos.
( ) b) Um minuto tem 30 segundos.
( ) c) Um minuto tem 45 segundos.
( ) d) Um minuto tem 60 segundos.
Atividade 12 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 60.
Quinhentos
e cinquenta segundos são quantos minutos e quantos segundos? Fazer o cálculo e
assinale a alternativa correspondente. (Dica: Para saber quantos minutos há em
550 segundos, verificamos quantos 60 cabem em 550. Basta fazer uma divisão: 550
÷ 60).
( ) a) 550 segundos são 9 minutos e 10
segundos.
( ) b) 550 segundos são 10 minutos e 10
segundos.
( ) c) 550 segundos são 11 minutos e 10
segundos.
( ) d) 550 segundos são 12 minutos e 10
segundos.
FAÇA SUAS ATIVIDADES! ACREDITE EM VOCÊ! FÉ E ESPERANÇA!
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