7° ANO A, B e C - METEMÁTICA - PROF. NUNES.

 ROTEIRO DE AULAS – 2º Bimestre.

NÚMERO DA ATIVIDADE: 01

SÉRIE DESTINO: 7º Ano A, B e C.

DISCIPLINA: Matemática.

PROFESSOR: José Nunes da Costa.

QUANTIA DE AULAS PREVISTAS: 12 aulas.

HABILIDADES TRABALHADAS: Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados, utilizar transferidor para medir os ângulos internos e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita. 

Resolver e elaborar situações- -problema que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.

DIA DA AULA NO CMSP: Segunda-feira a Quarta-feira: 09h00 as 09h30.

TEMA: Linguagem algébrica, Medidas e Triângulos.

RECURSOS MATERIAIS: Caderno, Blog da escola, celular, computador.

Material impresso necessário:

DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE: Até o dia 15 / 05 / 2021.

AVALIAÇÃO: De acordo com a execução e entrega.

DEVOLUTIVA: Email: profnunescosta@gmail.com ou 

WhatsApp: 91011-7541

HORÁRIO PARA ATENDIMENTO: 07h0 às 12h35.


 Espero que estejam todos bem! 

Realize suas atividades com calma, tranquilidade, organização e dedicação; não esqueça de colocar a disciplina, o nome, ano, turma e professor. E envia as fotos no e-mail indicado.

Acompanhe e participa das aulas realizadas no CMSP ou pela TV.

Atividade 1 – Aprender sempre – Volume 1 - Página 94.

Veja a sequência de figuras.

Escreva uma expressão algébrica que indique o total de estrelas da figura que ocupa a enésima posição dessa sequência. A expressão será: (Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente).

a) 1n              b) 2n              c) 3n              4n

Atividade 2  – Aprender sempre – Volume 1 - Página 100.                                   

Atenção para o movimento dos ponteiros do relógio! Observe os ponteiros dos seguintes relógios. Indique V ou F para cada figura que apresenta o menor ângulo formado entre os dois ponteiros e o nome do ângulo correspondente: (Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente).

Ângulo reto (      )                 Ângulo obtuso (      )             Ângulo agudo (      )

Atividade 3 – Aprender sempre – Volume 1 - Página 100.

Complete: (Classificação de triângulos).

a) Um triângulo, quanto aos lados, pode ser: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -, - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ou - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -.

b) Quanto aos ângulos, um triângulo pode ser: : - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -, - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ou - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -.

Atividade 4 – Aprender sempre – Volume 1 - Página 104.

Analise o triângulo que aparece na placa de trânsito e observe que todos os lados dele têm a mesma medida. Em seguida, responda:

Qual a classificação quanto aos lados e quanto aos ângulos? Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente.

(      ) a) Quanto aos lados é equilátero e quanto aos ângulos é obtusângulo

(      ) b) Quanto aos lados é escaleno e quanto aos ângulos é acutângulo.

(      ) c) Quanto aos lados é isóscele e quanto aos ângulos é retângulo.

(      ) d) Quanto aos lados é equilátero e quanto aos ângulos é acutângulo.

Atividade 5 – Aprender sempre – Volume 1 - Página 104.

Qual a medida de cada ângulo interno desse triângulo? Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente.


(      ) a) É 30° (180º : 6)

(      ) b) É 45° (180º : 4)

(      ) c) É 60° (180º : 3)

(      ) d) É 90° (180º : 2)

Atividade 6 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 56.

Pense, relembre e responda: Se o lado de um quadrado é 1 m, quanto mede esse lado em centímetros? Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente.

(      ) a) Mede 1 centímetro.

(      ) b) Mede 10 centímetros.

(      ) c) Mede 100 centímetros.

(      ) d) Mede 1000 centímetros.

Atividade 7 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 56.

Um metro quadrado tem quantos centímetros quadrados? Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente.

(      ) a) Tem 10 cm².

(      ) b) Tem 100 cm².

(      ) c) Tem 1000 cm².

(      ) d) Tem 10000 cm².

Atividade 8 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 57.

Tomando como 1 unidade o lado do quadradinho A, observe cada figura da malha quadriculada. Em seguida, complete a tabela. Observe que A e B estão respondidos.


Atividade 9 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 60.

Vamos pensar!

Quantos minutos tem 1 hora? Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente.

(      ) a) 1 hora tem 30 minutos.

(      ) b) 1 hora tem 60 minutos.

(      ) c) 1 hora tem 90 minutos.

(      ) d) 1 hora tem 120 minutos.

Atividade 10 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 60.

Quantas horas tem um dia? (O dia começa às 00h00).  Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente.

(      ) a) Um dia tem 12 horas.

(      ) b) a) Um dia tem 24 horas.

(      ) c) 1 hora tem 36 minutos.

(      ) d) 1 hora tem 48 minutos.

Atividade 11 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 60.

Quantos segundos tem 1 minuto? Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente.

(      ) a) Um minuto tem 15 segundos.

(      ) b) Um minuto tem 30 segundos.

(      ) c) Um minuto tem 45 segundos.

(      ) d) Um minuto tem 60 segundos.

Atividade 12 – Aprender sempre – Volume 2 - Página 60.

Quinhentos e cinquenta segundos são quantos minutos e quantos segundos? Fazer o cálculo e assinale a alternativa correspondente. (Dica: Para saber quantos minutos há em 550 segundos, verificamos quantos 60 cabem em 550. Basta fazer uma divisão: 550 ÷ 60).

(      ) a) 550 segundos são 9 minutos e 10 segundos.

(      ) b) 550 segundos são 10 minutos e 10 segundos.

(      ) c) 550 segundos são 11 minutos e 10 segundos.

(      ) d) 550 segundos são 12 minutos e 10 segundos. 


FAÇA SUAS ATIVIDADES!     ACREDITE EM VOCÊ!         FÉ E ESPERANÇA!





 





 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

Geografia/ 7° A e B/ Prof. Allan Ítalo/ A Região Nordeste do Brasil- 2º Bimestre- 4 aulas.

Geografia/ Prof. Allan/ 7ºA e B- Os setores da economia e suas características- 06 aulas