Eletivas - Professora Rosi - 19 até 02/06/2021 - 7º ano B - 2ª atividade do 2° Bimestre

 

PLANO DE AULA

Disciplina

Eletivas

Série

7º ano B

Aulas

04

Habilidade

Localizar informações explícitas em textos; Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, ... empatia, cidadania, colaboração.

Aula no CMSP

07/05/2021

Tema

Leitura para o mundo

Recursos

Acesso à internet, celular e ou tablete, notebook

Data de entrega

02/06/2021

Avaliação

Desempenho e comprometimento com a atividade.

Devolutiva

Via email - rosimeirenas@prof.educacao.sp.gov.br

Atendimento

Whatsapp: 979849168



Nossa segunda atividade será:

“Atividade de Interpretação”

 

Vocês realizaram a leitura de dois textos, porém, leiam com muita atenção, com calma, sem pressa...

TEXTO 1:

A Borboleta e o Casulo

 

Quando a lagarta, tornada crisálida, concluiu praticamente a sua transformação em lepidóptero, resta-lhe passar uma prova para se tornar verdadeiramente borboleta. Tem de conseguir romper o casulo no seio do qual se operou a transformação, a fim de se libertar dele e iniciar o seu voo.

Se a lagarta teceu o seu casulo pouco a pouco, progressivamente, a futura borboleta em compensação não pode libertar-se dele da mesma forma, procedendo progressivamente. Desta vez tem de congregar força suficiente nas asas para conseguir romper, de uma assentada, a sua gola de seda.

É precisamente graças a esta última prova e à força que ela exige que a borboleta acumule nas suas jovens asas, que esta desenvolve a musculatura de que terá necessidade depois para voar.

Quem ignorar este dado importante e, imaginando ‘ajudar’ uma borboleta a nascer, romper o casulo em seu lugar, assistirá ao nascimento de um lepidóptero totalmente incapaz de voar. Esta não terá conseguido utilizar a resistência da sua sedosa prisão para construir a força de que teria necessidade para lançar-se seguidamente no céu.                                                                                                                                        TEXTO 2:


A lição da borboleta

 

Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo e um homem ficou observando o esforço da borboleta para fazer com que o seu corpo passasse por ali e ganhasse a liberdade. Por um instante, ela parou, parecendo que tinha perdido as forças para continuar. Então, o homem decidiu ajudar e, com uma tesoura, cortou delicadamente o casulo. A borboleta saiu facilmente. Mas, seu corpo era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e ela saísse voando.

Nada disso aconteceu. A borboleta ficou ali rastejando, com o corpo murcho e as asas encolhidas e nunca foi capaz de voar! O homem, que em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendeu que o casulo apertado e o esforço eram necessários para a borboleta vencer essa barreira. Era o desafio da natureza para mantê-la viva. O seu corpo se fortaleceria e ela estaria pronta para voar assim que se libertasse do casulo.

Algumas vezes, o esforço é tudo o que precisamos na vida. Se Deus nos permitisse passar pela vida sem obstáculos, não seríamos como somos hoje. A força vem das dificuldades, a sabedoria, dos problemas que temos que resolver. A prosperidade, do cérebro e músculos para trabalhar. A coragem vem do perigo para superar e, às vezes, a gente se pergunta: “não recebi nada do que pedi a Deus”. Mas, na verdade, recebemos tudo o que precisamos. E nem percebemos.

 

Copiar no caderno da disciplina de Eletivas e responder, depois tirar uma foto e enviar no e-mail acima.

 

(Texto científico é o nome dado para a produção textual cujo objetivo principal é transmitir ideias ou resultados de um estudo, trabalho ou pesquisa de cunho científico.)

1) O autor utiliza-se do texto para orientar sobre o processo de transformação. Qual é a grande lição que ele quer passar com o texto?

1)     2) O texto 1 é um texto científico.  

  (    ) concordo           (  ) discordo

 

3) O que fez o homem decidir a ajudar a borboleta?

4)  Qual era a grande expectativa do homem em relação à borboleta?

 

5) Agora feche seu caderno, e faça a releitura do texto 2 com suas palavras, gravando um áudio e enviando para o número do whatsapp acima.



                                                 Boa atividade!!!!










Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

Geografia/ 7° A e B/ Prof. Allan Ítalo/ A Região Nordeste do Brasil- 2º Bimestre- 4 aulas.

Geografia/ Prof. Allan/ 7ºA e B- Os setores da economia e suas características- 06 aulas