HISTORIA 7 ANO A PROF WILSON O HUMANISMO E SUA RELAÇÃO COM A CIÊNCIA E A TECNOOGIA
Professor: Wilson
Disciplina:
HISTÓRIA
Série destino: 7 ANO A
Quantia de aulas previstas: 8
Identificar
a partir de documentos visuais e escritos as principais características das
sociedades indígenas da América, em especial seus aportes tecnológicos,
culturais e sociais
1 Atividade
História de 2 Bimestre 7 ano A
O
HUMANISMO E SUA RELAÇÃO COM A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA
ATIVIDADE 1
1.1. A pintura
“A lição de anatomia do Dr. Tulp”, feita por Rembrandt van Rijn em 1632, é
considerada
uma das obras mais famosas e
revolucionárias da História da Arte.
Lesson.
a) Qual
é o tema da obra? O que o autor quis representar?
b) É
possível identificar quem são os personagens representados na pintura? Como
eles se portam?
Explique.
c)
Percebe-se a existência de uma hierarquia entre os personagens da
representação? Como
ela
aparece?
d) Como
se vestem os personagens na pintura? É possível identificar qual é a época em
que foi
feita
essa representação? Há indícios que revelam o tempo histórico na pintura?
e) A
aula de anatomia representada na pintura poderia ocorrer na Idade Média?
Justifique.
Leia o texto abaixo e siga as
orientações para realizar a atividade proposta.
Renascimento
Renascimento é um termo que
costuma ser utilizado para identificar um período específico da história europeia. O termo se refere a um
processo histórico que ocorreu de formas específicas em lugares diferentes em
toda a Europa, mas que é caracterizado pelas transformações em relação às estruturas medievais, que marcou a transição do feudalismo para o capitalismo. Não existe
um consenso em relação à cronologia deste processo, mas boa parte dos
estudiosos sobre o tema situam que ele aconteceu entre meados do século XIV ao
fim do século XVI.
O termo é comumente empregado para descrever os efeitos deste processo
de transformações na a rte; no entanto houve impactos na filosofia, nas
ciências, na cultura, nas mentalidades, na sociedade, na economia, na política
e na religião. Neste período houve uma revalorização das referências da
Antiguidade Clássica Europeia e uma crescente valorização da ciência e da
natureza.
Os seres humanos passaram a se perceber
enquanto a maior criação de Deus e a se utilizarem enquanto parâmetro de medida
para todas as coisas, por isso foi dado o nome de humanismo à principal
corrente de pensamento do período.
O Renascimento (cultural,
comercial e científico) na Europa
O Renascimento (cultural,
comercial e científico) proporcionou o fortalecimento de grupos sociais, como a
burguesia mercantil, a centralização do poder político nas mãos dos reis e o
questionamento da autoridade papal sobre os Estados Nacionais em formação. Este
processo socioeconômico modificou de forma profunda a cultura das sociedades
europeias, desconstruindo sua estrutura medieval e consolidando a Idade
Moderna.
Neste contexto, as Grandes Navegações
modificaram completamente a lógica social e
econômica na modernidade,
transformando as relações que os europeus estabeleciam entre si
e com o resto do mundo e
impactando consequentemente nos processos de colonização da
modernidade.
Graças a diversos fatores de ordem
geográfica, tecnológica, política e econômica, Portugal
foi o primeiro a se lançar
aos mares neste momento, dando início às Grande Navegações. Para
além de suas especificidades
econômicas e domínio tecnológico, a iniciativa portuguesa se
deveu principalmente à sua
localização territorial estratégica entre o Mar Mediterrâneo e o
Oceano Atlântico e ao fato
de o país ter sido também o primeiro a realizar sua centralização
política na figura do rei.
Fonte: Elaborado
especialmente para este Material.
a) O texto
aponta algumas transformações de ordem política e social que se devem ao
Renascimento.
Quais são elas?
b) O início
dessas empreitadas marítimas pode ser considerado como uma das consequências
do Renascimento? Justifique.
c) Quais foram
os fatores que mais impactaram no fato de Portugal ter dado início às Grandes
Navegações?
Leia o texto, observe a
imagem abaixo e responda ao que se pede em seu caderno:
Renascimento
cultural e artístico na Europa
A passagem da Idade Média para a Idade Moderna na Europa foi marcada por numerosas mudanças como a intensificação das atividades comerciais, o crescimento demográfico das cidades e o enriquecimento da burguesia, que se transformou em um grupo social muito poderoso.
O clero e a nobreza, por sua vez, continuavam exercendo influência sobre a sociedade. Assim, as mudanças ocorridas trouxeram novas possibilidades e novas formas de pensar e viver o mundo.
O Renascimento cultural e artístico teve sua origem na Península Itálica, principalmente na cidade de Florença, que por conta de sua localização era considerada o centro do comércio mediterrâneo.
Com grande movimento na economia, os excedentes eram investidos em obras de artes. Um dos principais artistas renascentistas foi Leonardo da Vinci (1452-1519), um italiano que se destacou no período como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
Fonte: Elaborado
especialmente para este Material.
Montagem que inclui a obra
de Leonardo da
Vinci, Homem Vitruviano, de
1490 (ao centro)
e algumas de suas invenções,
como máquina
voadora,
"metralhadora", máquina de guerra etc.
Fonte: Pixabay. Disponível
em: <https://pixabay.
com/pt/illustrations/colagem-leonard-davinci-
2231082/>.
Acesso em: 06 ago. 20
a) Quem é o
autor da obra?
b) Qual é o
tema da obra? O que o autor quis representar? O que são as imagens em volta do
Homem Vitoriano? Como se
articulam os simbolismos do tema da obra?
c) Em qual
contexto histórico a obra foi criada?
Entregar
até dia 25/05/21
Wildamblei2@yahoo.com.br
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