HISTORIA 7 ANO A PROF WILSON O HUMANISMO E SUA RELAÇÃO COM A CIÊNCIA E A TECNOOGIA

 

Professor: Wilson

Disciplina:  HISTÓRIA

Série destino: 7 ANO A

Quantia de aulas previstas: 8

 

 Identificar a partir de documentos visuais e escritos as principais características das sociedades indígenas da América, em especial seus aportes tecnológicos, culturais e sociais

 

 

1 Atividade História de 2 Bimestre 7 ano A

 

 

 

O HUMANISMO E SUA RELAÇÃO COM A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA

 

ATIVIDADE 1



1.1. A pintura “A lição de anatomia do Dr. Tulp”, feita por Rembrandt van Rijn em 1632, é considerada

uma das obras mais famosas e revolucionárias da História da Arte.

 


 pt.wikipedia.org/wiki/A_Li%C3%A7%C3%A3o_de_Anatomia_do_Dr._Tulp#/media/Ficheiro:The_Anatomy_

Lesson.

 

a) Qual é o tema da obra? O que o autor quis representar?

 

b) É possível identificar quem são os personagens representados na pintura? Como eles se portam?

Explique.

 

c) Percebe-se a existência de uma hierarquia entre os personagens da representação? Como

ela aparece?

 

d) Como se vestem os personagens na pintura? É possível identificar qual é a época em que foi

feita essa representação? Há indícios que revelam o tempo histórico na pintura?

 

e) A aula de anatomia representada na pintura poderia ocorrer na Idade Média? Justifique.

 

 

Leia o texto abaixo e siga as orientações para realizar a atividade proposta.

 

 

Renascimento

       

             Renascimento é um termo que costuma ser utilizado para identificar um período específico da  história europeia. O termo se refere a um processo histórico que ocorreu de formas específicas em lugares diferentes em toda a Europa, mas que é caracterizado pelas transformações em relação às estruturas medievais, que marcou a transição do feudalismo para o capitalismo. Não existe um consenso em relação à cronologia deste processo, mas boa parte dos estudiosos sobre o tema situam que ele aconteceu entre meados do século XIV ao fim do século XVI.

         O termo é comumente empregado para descrever os efeitos deste processo de transformações na a rte; no entanto houve impactos na filosofia, nas ciências, na cultura, nas mentalidades, na sociedade, na economia, na política e na religião. Neste período houve uma revalorização das referências da Antiguidade Clássica Europeia e uma crescente valorização da ciência e da natureza.

Os seres humanos passaram a se perceber enquanto a maior criação de Deus e a se utilizarem enquanto parâmetro de medida para todas as coisas, por isso foi dado o nome de humanismo à principal corrente de pensamento do período.

 

O Renascimento (cultural, comercial e científico) na Europa

O Renascimento (cultural, comercial e científico) proporcionou o fortalecimento de grupos sociais, como a burguesia mercantil, a centralização do poder político nas mãos dos reis e o questionamento da autoridade papal sobre os Estados Nacionais em formação. Este processo socioeconômico modificou de forma profunda a cultura das sociedades europeias, desconstruindo sua estrutura medieval e consolidando a Idade Moderna.

          Neste contexto, as Grandes Navegações modificaram completamente a lógica social e

econômica na modernidade, transformando as relações que os europeus estabeleciam entre si

e com o resto do mundo e impactando consequentemente nos processos de colonização da

modernidade.

 

       Graças a diversos fatores de ordem geográfica, tecnológica, política e econômica, Portugal

foi o primeiro a se lançar aos mares neste momento, dando início às Grande Navegações. Para

além de suas especificidades econômicas e domínio tecnológico, a iniciativa portuguesa se

deveu principalmente à sua localização territorial estratégica entre o Mar Mediterrâneo e o

Oceano Atlântico e ao fato de o país ter sido também o primeiro a realizar sua centralização

política na figura do rei.

 

Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

a) O texto aponta algumas transformações de ordem política e social que se devem ao Renascimento.

Quais são elas?

 

b) O início dessas empreitadas marítimas pode ser considerado como uma das consequências

do Renascimento? Justifique.

 

c) Quais foram os fatores que mais impactaram no fato de Portugal ter dado início às Grandes

Navegações?

 

 

 

 

Leia o texto, observe a imagem abaixo e responda ao que se pede em seu caderno:

 

Renascimento cultural e artístico na Europa

                      A passagem da Idade Média para a Idade Moderna na Europa foi marcada por numerosas mudanças como a intensificação das atividades comerciais, o crescimento demográfico das cidades e o enriquecimento da burguesia, que se transformou em um grupo social muito poderoso.

                 O clero e a nobreza, por sua vez, continuavam exercendo influência sobre a sociedade. Assim, as mudanças ocorridas trouxeram novas possibilidades e novas formas de pensar e viver o mundo.

          O Renascimento cultural e artístico teve sua origem na Península Itálica, principalmente na cidade de Florença, que por conta de sua localização era considerada o centro do comércio mediterrâneo.

             Com grande movimento na economia, os excedentes eram investidos em obras de artes. Um dos principais artistas renascentistas foi Leonardo da Vinci (1452-1519), um italiano que se destacou no período como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

 


 

 

Montagem que inclui a obra de Leonardo da

Vinci, Homem Vitruviano, de 1490 (ao centro)

e algumas de suas invenções, como máquina

voadora, "metralhadora", máquina de guerra etc.

Fonte: Pixabay. Disponível em: <https://pixabay.

com/pt/illustrations/colagem-leonard-davinci-

2231082/>. Acesso em: 06 ago. 20

 

a) Quem é o autor da obra?

 

b) Qual é o tema da obra? O que o autor quis representar? O que são as imagens em volta do

Homem Vitoriano? Como se articulam os simbolismos do tema da obra?

 

c) Em qual contexto histórico a obra foi criada?

 

 

Entregar até dia 25/05/21

Wildamblei2@yahoo.com.br

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

Geografia/ 7° A e B/ Prof. Allan Ítalo/ A Região Nordeste do Brasil- 2º Bimestre- 4 aulas.

Geografia/ Prof. Allan/ 7ºA e B- Os setores da economia e suas características- 06 aulas