Geografia/ Prof. Allan/ 7ºA e B/ Formação territorial do Brasil- 4 aulas.
Olá, tudo bem?
Bem vindo a nossa aula virtual!
Durante essa semana, estudaremos de acordo como os conteúdos e temas propostos pelo CMSP do dia 03/06/2021
Habilidade: EF07GE02- Analisar a influência dos fluxos sócio/econômicos na formação territorial do Brasil e discutir conflitos históricos e contemporâneos.
O TRATADO DE TORDESILHAS- 1494
O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que DIVIDIRAM, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.
Essa linha imaginária passava a 370 léguas de Cabo Verde. O território a oeste da linha ficaria com a Espanha e a leste, Portugal. De acordo com alguns mapas, o território português no Brasil começava próximo a onde atualmente se encontra Belém, no Pará, e descia em linha reta até perto de Laguna, em Santa Catarina. O objetivo era acabar com as disputas de território desde que o novo continente havia sido “descoberto”, dois anos antes.
Observe o mapa que representa o Tratado de Tordesilhas
CAPITANIAS HEREDITÁRIAS- 1534
As Capitanias Hereditárias foram um sistema administrativo de divisão das terras brasileiras implementado pela Coroa Portuguesa no Brasil em 1534.
O território do Brasil, pertencente a Portugal, foi dividido em 14 faixas de terras e concedidas aos nobres de confiança do rei D. João III (1502-1557). Essas poderiam ser passadas de pai pra filho e por isso, foram chamadas de hereditárias.
Os principais objetivos das Capitanias hereditárias, eram de povoar a colônia e dividir a administração colonial. As Capitanias Hereditárias, porém, tiveram vida curta e foram abolidas dezesseis anos após sua criação.
Observe abaixo o mapa que representa as Capitanias hereditárias:
O Tratado de Madri, foi um documento elaborado com o objetivo de substituir o Tratado de Tordesilhas (1494), estabelecendo assim, novas fronteiras entre as colônias de Portugal e Espanha na América.
Através deste Tratado, Portugal cedia a Colônia do Sacramento (no Uruguai) para a Espanha. Esta, por sua vez, dava o território ocupado pelos Sete Povos das Missões. O acordo foi assinado em 13 de janeiro de 1750 entre os reinos de Portugal e Espanha.
Para conquistar o direito a estas terras, o brasileiro Alexandre de Gusmão (1695-1753), embaixador e secretário de Dom João V, invocou o direito do “uti possidetis, ita possidetis”. Este princípio estabelece que aquele que ocupa, UTILIZA e DESENVOLVE um território, é seu proprietário.
Como na região dos Sete Povos das Missões havia portugueses, o argumento foi aceito pela Espanha.
Observe o mapa do Brasil, após a assinatura do Tratado de Madri em 1750:
2- O que foram as capitanias hereditárias e quais eram seus objetivos?
3- O que foi o Tratado de Madri e quais eram seus objetivos?
Após realizar as atividades, enviar fotografia para o seguinte email: allanitalo@gmail.com
ou para o seguinte número de whatsapp: 957866978
Comentários
Enviar um comentário