MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C - PROF. NUNES.
NÚMERO
DA ATIVIDADE: 04 – 2º BIMESTRE.
NOME
DO PROFESSOR: JOSÉ NUNES DA COSTA.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA.
SÉRIE
DESTINO: 7º ANO A, B e C.
QUANTIA
DE AULAS PREVISTAS: 12 AULAS.
HABILIDADES
TRABALHADAS: Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as
grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e
retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares),
sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de
situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras
geométricas.
Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras
geométricas, reconhecendo giros e voltas, de 90°, 180° e 360°.
DIA DA AULA NO CMSP: SEGUNDA-FEIRA A QUARTA-FEIRA: 09H00 AS 09H30.
1 - TEMA: IDEIAS INICIAIS SOBRE UNIDADES DE MEDIDA DE GRANDEZAS. ÂNGULOS: NOÇÃO, USOS E MEDIDA.
2
- RECURSOS MATERIAIS: CADERNO DO ALUNO,
BLOG DA ESCOLA, CELULAR, COMPUTADOR.
3
- MATERIAL IMPRESSO NECESSÁRIO:
4
- DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE: 02 /
07 / 2021.
5
- AVALIAÇÃO: DE ACORDO COM A
EXECUÇÃO E ENTREGA.
6
- MEIO ELETRÔNICO DE ENTREGA: EMAIL: profnunescosta@gmail.com
OU
WHATSAPP: 91011-7541
7
- HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS:
SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA DAS 13H00 ÀS 18H35.
Espero que estejam todos
bem!
Realize suas atividades com calma, tranquilidade, organização e
dedicação; não esqueça de colocar a disciplina, o
nome, ano, turma e nome do professor (prof. Nunes). e
enviar as fotos no e-mail indicado acima.
SEQUÊNCIA
DE ATIVIDADES 4 - APRENDER SEMPRE.
IDEIAS INICIAIS SOBRE UNIDADES DE MEDIDA DE GRANDEZAS - PÁGINA 99.
O que você entende por
medir? Medir é comparar grandezas da mesma natureza.
Exemplo
de algumas unidades de medidas: comprimento (quilômetro, metro, centímetro,
decímetro), área (quilômetro quadrado, metro quadrado, centímetro quadrado),
volume (metro cúbico, decímetro cúbico), tempo (horas, minutos, segundos),
capacidade (litro, mililitro) e massa (quilograma, miligrama).
ATIVIDADE
1
Quais as unidades de
medida que você conhece?
R: - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - -
ATIVIDADE
2
Que
unidades de medida você utiliza com mais frequência em seu dia a dia?
R: - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - -
Exemplos
de UNIDADES DE MEDIDAS DE MASSA: o grama (g), seus múltiplos quilograma (kg),
hectograma (hg) e decagrama (dag), e seus submúltiplos, decigrama (dg),
centigrama (cg) e miligrama (mg). Ainda temos, a tonelada (corresponde a
1000kg), o quilate (corresponde a 0,2 gramas) e a arroba (corresponde a
aproximadamente 15kg).
ATIVIDADE
3
As unidades de medida
de MASSA são muito utilizadas em nosso dia a dia. Que unidades de medida de
massa você conhece?
R: - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - -
O que você entende por
unidades de medida de capacidade? São unidades de
medida usadas para aferir (medir) a quantidade de líquido contida em um
recipiente.
ATIVIDADE
4
Que
unidades de medida de CAPACIDADE você utiliza com mais frequência em seu dia a
dia? Por exemplo: LITRO (1 litro de leite).
R: - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - -
ATIVIDADE
5
Observe estas Unidades de medidas para responder a atividade 5: Quilograma (kg) - Litro (l) - Metro (m) - Minuto (min) - Quilômetro (km) - Metro quadrado (m²).
Indique a
unidade de medida e o símbolo mais adequados para medir:
a) Sua altura.
R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
b) A área da sala de
sua casa.
R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
c) O “peso” de uma
cadeira.
R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
d) Quantidade de água
para lavar um carro.
R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
e) A distância entre
duas cidades.
R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
f) O tempo necessário
para assar um bolo.
R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATIVIDADE
6
(SAEB/2013).
Uma garrafa de refrigerante tem 1,5 litros (1,5 = um
litro e meio) de capacidade. Para comprarmos 9 litros deste refrigerante
devemos pedir: (Calcular e assinalar a alternativa
correspondente).
a)6
garrafas. b) 7 garrafas. c)7,5 garrafas. d) 8 garrafas.
Resolução: Lembre-se que:
1 garrafa = 1,5 ℓ
2 garrafas = 3 ℓ 2
SEQUÊNCIA
DE ATIVIDADES 1e 2.
ÂNGULOS: NOÇÃO, USOS E MEDIDA VAMOS MEDIR? PÁGINA 56 - APRENDER SEMPRE.
ATIVIDADE 7
Pense,
relembre e responda:
a) Se o
lado de um quadrado é 1 m, quanto mede esse lado em centímetros?
R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - -
b) Um
metro quadrado tem quantos centímetros quadrados?
R: 1 m² = 100 cm x 100cm = - - - - - - - cm²
ATIVIDADE 8
a) Quantos minutos tem
1 hora?
R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - -
b) Quantas
horas tem um dia?
R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - -
c) Quantos
segundos tem 1 minuto?
R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - -
d) Quinhentos
e cinquenta segundos são quantos minutos e quantos segundos?
R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATIVIDADE 9
Diariamente, partem 4 ônibus da cidade de Flores com destino à cidade de Sorriso. Qual é a viagem de duração mais rápida?
|
ÔNIBUS |
HORÁRIO
DE SAÍDA |
HORÁRIO
DE CHEGADA |
|
A |
06:15 |
16:40 |
|
B |
12:00 |
21:15 |
|
C |
16:30 |
01:35 |
|
D |
22:10 |
06:45 |
R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - -
ATIVIDADE 10
Associe
as duas colunas:
(a)
Ângulo ou giro de uma volta completa. (
) Ângulo de 90° (reto).
(b)
Ângulo ou giro de meia volta. ( ) Ângulo agudo.
(c)
Ângulo ou giro de um quarto de volta. ( ) Ângulo de 180º (raso).
(d)
Ângulo menor que 90°. (
) Ângulo obtuso.
(e)
Ângulo maior que 90°. (
) Ângulo de 360°.
ATIVIDADE 11
É
importante lembrar que os triângulos podem ser classificados quanto às medidas
de seus ângulos internos.
Sabemos
que:
O
triângulo retângulo tem um ângulo reto e dois ângulos agudos;
O
triângulo obtusângulo tem um ângulo obtuso e dois ângulos agudos;
O
triângulo acutângulo tem os três ângulos agudos.
Classifique
os triângulos a seguir quanto às medidas de seus ângulos:
TRIÂNGULO
A: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - -
TRIÂNGULO
B: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - -
TRIÂNGULO
C: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - -
ATIVIDADE 12
Observe
os relógios abaixo e relacione as duas colunas, considerando o ângulo interno
formado pelos ponteiros de cada figura:
( ) Figura 1 ( A ) Meia volta
( ) Figura 2 ( B ) Menos que ¼ de volta
( ) Figura 3 ( C ) ¼ de volta
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