MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C - PROF. NUNES.

 ROTEIRO DE AULAS:

NÚMERO DA ATIVIDADE: 04 – 2º BIMESTRE.

NOME DO PROFESSOR: JOSÉ NUNES DA COSTA.

DISCIPLINA: MATEMÁTICA.

SÉRIE DESTINO: 7º ANO A, B e C.

QUANTIA DE AULAS PREVISTAS: 12 AULAS.

HABILIDADES TRABALHADAS: Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.

Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas, reconhecendo giros e voltas, de 90°, 180° e 360°.

DIA DA AULA NO CMSP: SEGUNDA-FEIRA A QUARTA-FEIRA: 09H00 AS 09H30.

1 - TEMA: IDEIAS INICIAIS SOBRE UNIDADES DE MEDIDA DE GRANDEZAS. ÂNGULOS: NOÇÃO, USOS E MEDIDA.

2 - RECURSOS MATERIAIS: CADERNO DO ALUNO, BLOG DA ESCOLA, CELULAR, COMPUTADOR.

3 - MATERIAL IMPRESSO NECESSÁRIO:

4 - DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE: 02 / 07 / 2021.

5 - AVALIAÇÃO: DE ACORDO COM A EXECUÇÃO E ENTREGA.

6 - MEIO ELETRÔNICO DE ENTREGA: EMAIL: profnunescosta@gmail.com

OU WHATSAPP: 91011-7541

7 - HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS:

SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA DAS 13H00 ÀS 18H35.

Espero que estejam todos bem!

Realize suas atividades com calma, tranquilidade, organização e dedicação; não esqueça de colocar a disciplina, o nome, ano, turma e nome do professor (prof. Nunes). e enviar as fotos no e-mail indicado acima.

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 4 - APRENDER SEMPRE.

IDEIAS INICIAIS SOBRE UNIDADES DE MEDIDA DE GRANDEZAS - PÁGINA 99. 

O que você entende por medir? Medir é comparar grandezas da mesma natureza.

Exemplo de algumas unidades de medidas: comprimento (quilômetro, metro, centímetro, decímetro), área (quilômetro quadrado, metro quadrado, centímetro quadrado), volume (metro cúbico, decímetro cúbico), tempo (horas, minutos, segundos), capacidade (litro, mililitro) e massa (quilograma, miligrama).

ATIVIDADE 1

Quais as unidades de medida que você conhece?

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

ATIVIDADE 2

Que unidades de medida você utiliza com mais frequência em seu dia a dia?

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Exemplos de UNIDADES DE MEDIDAS DE MASSA: o grama (g), seus múltiplos quilograma (kg), hectograma (hg) e decagrama (dag), e seus submúltiplos, decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg). Ainda temos, a tonelada (corresponde a 1000kg), o quilate (corresponde a 0,2 gramas) e a arroba (corresponde a aproximadamente 15kg).

ATIVIDADE 3

As unidades de medida de MASSA são muito utilizadas em nosso dia a dia. Que unidades de medida de massa você conhece?

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O que você entende por unidades de medida de capacidade? São unidades de medida usadas para aferir (medir) a quantidade de líquido contida em um recipiente.

ATIVIDADE 4

Que unidades de medida de CAPACIDADE você utiliza com mais frequência em seu dia a dia? Por exemplo: LITRO (1 litro de leite).

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

ATIVIDADE 5

Observe estas Unidades de medidas para responder a atividade 5: Quilograma (kg) - Litro (l) - Metro (m) - Minuto (min) - Quilômetro (km) - Metro quadrado (m²). 

Indique a unidade de medida e o símbolo mais adequados para medir:

a) Sua altura.

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

b) A área da sala de sua casa.

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

c) O “peso” de uma cadeira.

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

d) Quantidade de água para lavar um carro.

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

e) A distância entre duas cidades.

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

f) O tempo necessário para assar um bolo.

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

ATIVIDADE 6

(SAEB/2013). Uma garrafa de refrigerante tem 1,5 litros (1,5 = um litro e meio) de capacidade. Para comprarmos 9 litros deste refrigerante devemos pedir: (Calcular e assinalar a alternativa correspondente).

a)6 garrafas.            b) 7 garrafas.         c)7,5 garrafas.        d) 8 garrafas.

Resolução: Lembre-se que:

1 garrafa = 1,5 ℓ

2 garrafas = 3 ℓ 2

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 1e 2.

ÂNGULOS: NOÇÃO, USOS E MEDIDA VAMOS MEDIR? PÁGINA 56 - APRENDER SEMPRE.

ATIVIDADE 7

Pense, relembre e responda:

a) Se o lado de um quadrado é 1 m, quanto mede esse lado em centímetros?

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

b) Um metro quadrado tem quantos centímetros quadrados?

R: 1 m² = 100 cm x 100cm = - - - - - - - cm²

ATIVIDADE 8

a) Quantos minutos tem 1 hora?

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

b) Quantas horas tem um dia?

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

c) Quantos segundos tem 1 minuto?

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

d) Quinhentos e cinquenta segundos são quantos minutos e quantos segundos?

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

ATIVIDADE 9

Diariamente, partem 4 ônibus da cidade de Flores com destino à cidade de Sorriso. Qual é a viagem de duração mais rápida?

ÔNIBUS

HORÁRIO DE SAÍDA

HORÁRIO DE CHEGADA

A

06:15

16:40

B

12:00

21:15

C

16:30

01:35

D

22:10

06:45

R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - -

ATIVIDADE 10

Associe as duas colunas:

(a) Ângulo ou giro de uma volta completa. (    ) Ângulo de 90° (reto).

(b) Ângulo ou giro de meia volta.                (    ) Ângulo agudo.

(c) Ângulo ou giro de um quarto de volta.   (    ) Ângulo de 180º (raso).

(d) Ângulo menor que 90°.                          (    ) Ângulo obtuso.

(e) Ângulo maior que 90°.                           (    ) Ângulo de 360°.

ATIVIDADE 11

É importante lembrar que os triângulos podem ser classificados quanto às medidas de seus ângulos internos.

Sabemos que:

O triângulo retângulo tem um ângulo reto e dois ângulos agudos;

O triângulo obtusângulo tem um ângulo obtuso e dois ângulos agudos;

O triângulo acutângulo tem os três ângulos agudos.

Classifique os triângulos a seguir quanto às medidas de seus ângulos:

TRIÂNGULO A: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

TRIÂNGULO B: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

TRIÂNGULO C: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

ATIVIDADE 12

Observe os relógios abaixo e relacione as duas colunas, considerando o ângulo interno formado pelos ponteiros de cada figura:

(       ) Figura 1         ( A ) Meia volta

(       ) Figura 2         ( B ) Menos que ¼ de volta

(       ) Figura 3         ( C ) ¼ de volta

ACOMPANHE AS AULAS REALIZADAS NO CENTRO DE MÍDIAS (CMSP) OU PELA TV.

FAÇA SUAS ATIVIDADES!     ACREDITE EM VOCÊ!         FÉ E ESPERANÇA!

 




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