Avançar para o conteúdo principal

PROF WILSON HISTÓRIA 7 ANO A ATIVIDADES DE APROFUNDAMENTO

 


4 ATIVIDADE 3 BIMESTRE

7 ANO A

 

 

PROF: WILSON

DISCIPLINA: HISTÓRIA 8 AULAS

HABILIDADE; Identificar a partir de documentos visuais e escritos as principais características das sociedades indígenas da América, em especial seus aportes tecnológicos, culturais e sociais.

DIA DA AULA CMSP:14/06


 

AS REFORMAS

RELIGIOSAS E OS PROCESSOS CULTURAIS E SOCIAIS

PESQUISE

Martinho Lutero :

 João Calvino e Henrique VIII:

LAICO :

 

A tradução da Bíblia e a imprensa

          

        O idioma dos letrados na Europa do século XVI era o latim. Apenas uma pequena parcela da população europeia sabia ler e escrever, em sua maioria os religiosos. Por isso, o acesso aos textos religiosos, principalmente a Bíblia, ficava limitado ao clero e aos intelectuais.

          A arte e a arquitetura eram uma maneira de difundir os dogmas e as narrativas bíblicas para a população analfabeta por meio de imagens expressas nas esculturas, relevos, pinturas e vitrais. Dessa forma, a construção de suntuosos edifícios, o mecenato para produção de obras de arte, como as observadas nos vitrais, retábulos, esculturas, afrescos, dentre outras, exigiu enormes despesas e levou a hierarquia católica a pressionar por contribuições feitas pelos fiéis. Foi assim que o comércio de objetos, relíquias sagradas e indulgências se expandiu, contribuindo para o movimento da Reforma Protestante.

         Desde aproximadamente 1466, algumas traduções católicas da Bíblia já existiam em alemão. No entanto, foi Martinho Lutero o primeiro a realizar uma tradução do texto manuscrito do original grego. Sua versão do Novo Testamento para o alemão (sua língua natal) apresentou uma simplicidade, com qualidade linguística e poética. A primeira edição dessa tradução é de 1522. Lutero pontuou a necessidade de as pessoas conhecerem a Bíblia a partir de sua própria leitura e interpretação. Além da importância da tradução, a imprensa aperfeiçoada por Johannes Gensfleisch, conhecido como Johannes Gutenberg –

foi fundamental para a propagação e popularização da leitura e de novas interpretações da Bíblia.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

  

ATIVIDADE

 

.1 QUAL a importância da invenção da imprensa por Johannes Gutenberg e sua relação com a Reforma Protestante.

 

TEXTO I

Bruxas paulistas: pesquisa resgata história de mulheres acusadas de feitiçaria.

 

Documentos encontrados na Cúria Metropolitana revelam como agia o Santo Ofício no Brasil colonial no século 18.

 

            O ano era 1754 e o local, a Justiça Eclesiástica, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. As rés, Thereza Leyte e Escolástica Pinta da Silva, mãe e filha, estão no tribunal do Santo Ofício acusadas de (...) matar o primeiro marido de Escolástica, Manoel Garcia, utilizando feitiçarias. A Inquisição no Brasil – movimento da igreja católica criado para combater heresias e ameaças à doutrina cristã – teve início no período colonial, mas já vinha ocorrendo em países da Europa como França, Itália e Portugal desde o século XII. No Brasil, o movimento se consolidou por meio do Tribunal do Santo Ofício, que recebia visitas de inquisidores vindos de Portugal para investigar comportamentos e práticas diferentes dos estabelecidos pela igreja católica. (...)

 

Bruxas paulistas: pesquisa resgata história de mulheres acusadas de feitiçaria. Por: Ivanir Ferreira. Fonte: Jornal da USP.

 

 

TEXTO II

Contrarreforma

 

             Entre 1545 e 1563 foi realizado o Concílio de Trento, uma resposta da Igreja Católica ao movimento da Reforma Protestante, reafirmando os dogmas e práticas da Igreja, além de estabelecer direcionamentos ao combate das heresias e do paganismo. Contudo, a venda de indulgências foi proibida e o perdão (indulgência) passou a ser gratuito.

        Nesse contexto, foi restabelecido o Tribunal do Santo Ofício, com a função de investigar heresias, sendo exemplos da ação deste Tribunal o julgamento dos cientistas Nicolau Copérnico e Galileu Galilei. A Companhia de Jesus ganhou a missão de levar a fé católica àqueles que não a conheciam, tendo realizado ações de educação catequista na Europa, na Ásia e na América.

           A cidade de São Paulo teve origem a partir de uma missão jesuítica estabelecida no local hoje conhecido como Pateo do Collegio. Além disso, o Tribunal do Santo Ofício também investigou denúncias no Brasil Colonial, havendo registros de várias pessoas que foram levadas do Brasil para serem julgadas em Portugal.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

 

 

a) A partir da leitura dos textos dessa atividade, podemos afirmar que o Brasil colonial era laico? Por quê?

 

b) O texto 1 relata o caso de mulheres julgadas por um tribunal religioso. Atualmente, no Brasil, a capacidade de julgar alguém é do Poder Judiciário. Pesquise sobre esse poder e discuta suas atribuições em sala, registrando os resultados no seu caderno.

 

c) Comparando as informações apresentadas nos dois textos, é possível afirmar que as ações da Contrarreforma se mantiveram ao longo do tempo? Justifique.

ENTREGAR ATÉ 30/06

no email wildamblei2@yahoo.com.br

 zap só para tirar dúvidas 946344772

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

WILSON HISTÓRIA 7 ANO A A estruturação dos vice-reinos na América Espanhola

2ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

Geografia/ 7° A e B/ Prof. Allan Ítalo/ A Região Nordeste do Brasil- 2º Bimestre- 4 aulas.