ELETIVAS –7ºC 3ºBIMESTRE – PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2
- ELETIVAS –7ºC 3ºBIMESTRE – PROFESSORA FABIANE
Data: 26/08/2021
ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar
fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.
CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.
3º BIMESTRE
Olá estimados alun@s, espero que tod@s estejam bem J
Minhas postagens da disciplina de ELETIVAS DIREITOS E
CIDADANIA no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades deverá ser dentro
do prazo solicitado e dúvidas será contínua, de segunda a
sexta somente no meu e-mail anotado
acima J
ATIVIDADES SEMANAIS –
(04 aulas). AVALIAÇÃO
2
Entrega até:09/09/2021
Leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e
etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com
o texto e palavras que desconheça, pesquise o significado no dicionário ou google.
PARTICIPAÇÃO JUVENIL/INFANTIL
Em nosso país, crianças e adolescentes são compreendidos como
sujeitos de direito, que devem ser protegidas pelo Estado, sociedade e família,
com prioridade absoluta.
Um dos documentos mais importantes para a garantia desses direitos
é o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que representa grande avanço da
legislação brasileira, iniciado com a promulgação da Constituição de 1988.
Fruto da luta da sociedade, o ECA garante a todas as crianças e adolescentes o
tratamento com atenção, proteção e cuidados especiais para se desenvolverem e
se tornarem adultos conscientes e participativos no processo inclusivo.
Entretanto, nem sempre esses direitos são cumpridos e respeitados
como deveriam. Por essa razão, é muito importante que vocês, saibam esses
direitos e, principalmente, que se posicionem quando estes forem violados.
E, é de suma importância a participação de crianças, adolescentes
e jovens na construção de uma sociedade cidadã.
De qual participação estamos falando?
De acordo com o dicionário, o verbo participar tem vários
significados: fazer saber, comunicar, anunciar, tomar parte de associar-se pelo
sentimento, pelo pensamento; solidarizar-se com.
A participação é um dos principais instrumentos na formação de uma
atitude democrática. Quem participa ativamente da vida de uma comunidade, de
uma cidade, estado ou país, torna-se sujeito de suas ações, é capaz de fazer
críticas, escolher, defender seus direitos e cumprir melhor suas
responsabilidades.
Na história do Brasil, são vários os exemplos de participação de
adolescentes e jovens: o movimento estudantil; a luta pelas Diretas Já, quando
reconquistamos o direito ao voto; os espaços de cultura e lazer - grafiteiros,
teatro, hip hop, skatistas, bandas musicais; a mobilização em torno de uma
causa ou campanha – grupos ecológicos, acampamentos internacionais da
juventude, campanhas via internet, entre muitos outros.
O grêmio estudantil é espaço importante de participação das alunas
e dos alunos dentro da escola. Além de organizar atividades culturais e
educacionais, o grêmio estimula a participação de crianças e adolescentes em
atividades voltadas à promoção integral do sujeito.
Um dos documentos mais importantes existentes para a garantia dos
direitos dos adolescentes é o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Leia abaixo o artigo 4° do Estatuto
Estatuto da Criança e do Adolescente
Artigo 4°- É dever da família, da comunidade, da sociedade em
geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos
direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao
lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e
à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer
circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de
relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais
públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas
relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
Após a
leitura do texto acima, realize a atividade abaixo.
A proposta
dessa atividade é uma reflexão, que consta no ECA, sobre a saúde.
Os direitos
à saúde de jovens e adolescentes de fato, devem ser respeitados como por
exemplo, precisam ter informações sobre como se prevenir de algumas doenças. Não
é suficiente apenas ter informações sobre como se prevenir de algumas doenças,
se adolescentes e jovens não tomarem uma atitude para se prevenir ou tratar uma
doença. Portanto, adolescentes e jovens precisam se cuidar.
1. O que é
saúde?
2. Como as
meninas e como os meninos cuidam de sua saúde? É igual? Justifique.
3. O que seria
possível fazer na escola para chamar a atenção sobre a responsabilidade de cada
aluno e aluna para o cuidado com a própria saúde?
4. E para a
saúde coletiva, o que seria possível fazer?
5. O Estatuto
da Criança e do Adolescente, como foi denominada a Lei Federal n° 8.069, de 13
de julho de 1990, tem 267 artigos que tratam da proteção integral às crianças e
aos adolescentes de todo o Brasil. O ECA, como é mais conhecido, foi elaborado
para atender às pessoas de zero a 18 anos e, em alguns casos, com idade de 18 a
21 anos, levando em consideração que são cidadãos em desenvolvimento. Leia
novamente o Artigo 4° do ECA e responda: Quais aspectos da saúde mostrariam que
esse direito está sendo respeitado?
6. “É dever da família, da comunidade, da
sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a
efetivação dos direitos referentes à SAÚDE.” Quais seriam as responsabilidades
das e dos adolescentes em relação à sua saúde?
BONS
ESTUDOS ;=D
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