Geografia/ Prof. Allan Ítalo/ 7º A e B/ Economia regional brasileira- 06 aulas.

 

Olá, tudo bem?

Bem vindo a nossa aula virtual.

Em nossa aula de hoje, iniciaremos os conteúdos do 3° Bimestre.

Nossa aula tem relação com o conteúdo apresentado pelo CMSP no dia 05/08/2021.

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da Unidade escolar, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.

Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.

Data de entrega da atividade: até 09/09/2021

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

Habilidade/ EF06GE18: Caracterizar as atividades econômicas e analisar as transformações espaciais, econômicas, culturais, políticas e ambientais em diferentes lugares.

Tema: 

Atividades econômicas regionais do Brasil


Região Sudeste do Brasil

industrialização brasileira tem seu auge nos anos 1950, sendo iniciada, décadas antes, na Região Sudeste. Esse auge atingiu, principalmente, essa região de forma positiva, pois era nela que estavam as melhores condições em infraestrutura para a instalação de fábricas e aglomerados industriais, além do acúmulo de capital propiciado pela produção cafeeira no século anterior.

A região Sudeste possui um grande parque industrial, principalmente em São Paulo, na região metropolitana (região do ABC Paulista — Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, cidades industriais), e no Rio de Janeiro, com a indústria petrolífera. Conta também com importantes recursos minerais, como o ferro e o manganês, encontrados em Minas Gerais. Esses minerais são exportados para o mundo todo via Porto de Tubarão, no Espírito Santo.

Petróleo, cana-de-açúcar e sal marinho também estão presentes na economia da região. Hoje o estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo do país, seguido pelo Espírito Santo, e o segundo maior de sal, atrás do Rio Grande do Norte. O estado de São Paulo possui o maior cultivo de cana do país, sendo destaque internacional, pois o Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, atrás dos Estados Unidos.


Região Sul do Brasil


Na região sul do Brasil, há destaques em vários setores econômicos brasileiros. Por ser uma região bem desenvolvida no aspecto tecnológico e industrial, são muito comuns áreas em que esses dois aspectos unem-se, como na criação de animais em larga escala.

A região Sul é líder na criação de suínos e aves no Brasil, tendo os maiores rebanhos nas duas categorias, de acordo com o Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra).

As condições climáticas da região assim como o solo fértil favorecem a agricultura, com destaque para a produção de milho no Paraná, de maçãs no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além do cultivo da uva, que é marcante no nordeste rio-grandense.

Já as atividades industriais estão relacionadas à produção de matéria-prima, como têxteis, lacticínios, frigoríficos, grãos etc. O estado mais industrializado é o Rio Grande do Sul, com grandes complexos industriais na região metropolitana de Porto Alegre.


Região Centro-Oeste do Brasil

Já no Centro-Oeste, o estado de Mato Grosso conta com a forte presença pecuarista na economia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, o Brasil contava com 213.523.056 cabeças de gado bovino. Desse total, 73.838.400 localizavam-se no Centro-Oeste, sendo mais de 30 milhões só no Mato Grosso.

No geral, a criação é intensiva e extensiva, ou seja, há presença de tecnologia e gado confinado, como há criação do gado solto. Geralmente, a pecuária extensiva é praticada nas áreas do Pantanal mato-grossense, sendo a pecuária intensiva bastante comum em Goiás e no Mato Grosso do Sul.

As indústrias estão presentes, principalmente, em Goiás e no sul de Mato Grosso do Sul devido à proximidade com o Sudeste. No estado goiano, podemos destacar três grandes centros industriais da região: Anápolis, com o Distrito Agroindustrial de Anápolis; Aparecida de Goiânia, que possui o Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia; e a capital Goiânia, com importantes indústrias do ramo farmacêutico e de bebidas.


Região Nordeste do Brasil

Com o Nordeste, o destaque fica para a Zona da Mata, que corresponde a uma região que abrange todo o litoral nordestino, desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Essa sub-região possui a maior concentração de pessoas, tendo o maior número de grandes cidades, como Salvador (BA), Recife (PE) e Natal (RN).



Dentre as atividades econômicas, podemos citar o turismo, os centros comerciais, a produção de petróleo (tanto em terra quanto mar, na plataforma continental), a produção de sal marinho (Rio Grande do Norte) e as atividades industriais, como o polo industrial de Camaçari, no litoral baiano. Destaca-se também a produção de cacau na Bahia, responsável por mais de 60% da produção dessa fruta no Brasil.

Região Norte do Brasil


Acre- AC, Amazonas-AM, Rondônia-RO, Roraima-RR, Amapá-AP, Pará-PA e Tocantins-TO

Já o Norte do país, região povoada recentemente (Séc. XX), foram criados alguns órgãos governamentais do Período do Regime Militar responsáveis pelo seu estímulo econômico na década de 1960. Dentre eles podemos destacar a Superintendência da Zona Franca de Manaus (AM- Suframa).

Esta última corresponde a um grande polo industrial, idealizado em 1967 e localizado em Manaus-AM, que abriga grandes multinacionais, propiciando um enorme desenvolvimento industrial e geração de empregos para a região.

Esse polo concentra três tipos de atividades: comercial, agropecuária (soja, milho e mandioca) e industrial. De acordo com a Suframa, existem mais de 600 indústrias no polo e uma geração de mais de 500 mil empregos, diretos e indiretos. As áreas de produção industrial que se destacam são: eletroeletrônicos (celulares, TVs), duas rodas (motos) e química (produção de matéria-prima para refrigerante como  o guaraná).

Atividades:

1- Descreva quais atividades econômicas são geradas na região sudeste do Brasil:

2- Descreva quais atividades econômicas são geradas na região sul do Brasil:

3- Descreva quais atividades econômicas são geradas na região Centro-oeste do Brasil:

4- Descreva quais atividades econômicas são geradas na região Nordeste do Brasil:

5- Descreva quais atividades econômicas são geradas na região Norte do Brasil:


Após realizar as atividades, enviar fotografia para o seguinte email: allanitalo@gmail.com
ou no seguinte número de whatsapp: 957866978

Entregar as atividades até o dia 09/09/2021.

Estou disponível para tirar dúvidas nos seguintes dias e horários:

Segunda feira das 13:00 as 18:35
Quarta feira das 13:00 as 18:35
Quinta Feira das 13:00 as 18:35
Sexta Feira das 13:00 as 18:35.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

Geografia/ 7° A e B/ Prof. Allan Ítalo/ A Região Nordeste do Brasil- 2º Bimestre- 4 aulas.

Geografia/ Prof. Allan/ 7ºA e B- Os setores da economia e suas características- 06 aulas