História 7ºB - Prof. Ivanilda - 2º Bimestre

 


Professor: Ivanilda .

Disciplina: História

Série destino: 7º B.

Quantia de aulas previstas: 08 Aulas

Tema: : O mundo feudal: política, economia e sociedade (retomada)

Dia da aula de História no CMSP : as Quartas feiras das 9h30 as 10h00

Habilidades trabalhadas:(EFO7HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.

Habilidade: (EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização de trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos , com destaque para relações entre senhores e servos.


- Data de entrega da atividade: 09/09/21

 - Meio eletrônico de entrega: -WhatsApp:  (11) 930751378 

                                    - E-mail: prof.ivanilda@hotmail.com

                      - https://forms.gle/jyNehnvUHBaaLkCu7

Leia o texto abaixo, assista a videoaula, pesquisa o tema e responda às questões no seu caderno: mas você também pode utilizar seus conhecimentos prévios adquiridos ao longo dos seus estudos:


A CRISE DO FEUDALISMO E O SURGIMENTO DO CAPITALISMO. 

A chamada transição do feudalismo para o capitalismo (ou do sistema econômico feudal para o sistema econômico capitalista) começou no período da Baixa Idade Média, especificamente a partir do século XIV. Entretanto, a expressão “transição” supõe um processo de continuidade progressiva, como se não houvesse, nesse período, processos complexos de avanço e retrocesso econômico tanto no campo quanto na cidade medieval.

Esse tema da “passagem” ou “transição” da economia feudal para a capitalista foi (e ainda é) objeto de discussão entre várias correntes historiográficas. Dentro do campo marxista, autores como – além do próprio Marx – Maurice Dobb, Paul Sweezy e Ellen M. Wood estão entre os que mais debateram essa questão. Além dessa corrente, outros autores como Henri Pirenne, Max Weber, Ludwing Von Mises, Vilfredo Pareto, entre outros, também deixaram importantes contribuições a esse debate.

Mas o fato é que o sistema feudal entrou em profunda crise no século XIV em razão de fatores como a ascensão da burguesia nas cidades medievais, que passaram a ter uma intensa movimentação comercial nesse período; a crise no campo, as revoltas camponesas, a Peste Negra, entre outros. Essa crise forçou tanto os senhores feudais quanto os burgueses que estavam em ascensão a traçarem estratégias de desenvolvimento de suas estruturas econômicas.

Não se pode dizer, portanto, que as forças do capitalismo estavam em latência apenas nos comerciantes das cidades. Estavam elas também no campo, nos feudos, haja vista que o desenvolvimento comercial acabou favorecendo, em alguns casos, os senhores feudais. Não há uma causalidade direta que implique a passagem do feudalismo para o capitalismo centrada no renascimento comercial e urbano.




06/08/21 - 7º ano EF - História - O mundo feudal: política, economia e sociedade


A questão econômica, social e politica do mundo Feudal

Economia Feudal era agrária e autossuficiente, dedicada ao consumo local e não ao comércio. As mercadorias eram trocadas por meio de escambo e não de moedas. Sua atividade principal se desenvolveu em meio a um sistema social estamental (camadas sociais) sem mobilidade entre reis, clero, nobres e servos.

sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses. ... Era composta por escravos, vilõ e camponeses que eram obrigados a prestar serviços pesados.

A principal característica política do feudalismo era a descentralização do poder. O rei tinha pouca ou nenhuma autoridade e, em troca de ajuda militar, era comum que cedesse grandes porções de terra (os feudos) a membros da nobreza.


ATIVIDADES

  1. O que é o Feudo?
  2. Quais as características do Feudo?
  3. Como era a sociedade Feudal?
  4. Quais eram as obrigações do servo?

Observe a imagem , que representa um feudo medieval e responda;

5. Quem são as pessoas retratadas na imagem? A que ordem social pertencem?
6. Descreva as atividades praticadas por essas pessoas? 
7. Descreva as partes que compõe o feudo de acordo com o que aparece representado na imagem.


Bons Estudos!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

Geografia/ 7° A e B/ Prof. Allan Ítalo/ A Região Nordeste do Brasil- 2º Bimestre- 4 aulas.

Geografia/ Prof. Allan/ 7ºA e B- Os setores da economia e suas características- 06 aulas