WILSON HISTORIA 7 ANO A A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano
Professor:
Wilson
Disciplina:
História
Série
destino: 7º C
Quantia
de aulas previstas: 08 Aulas
Tema: A organização do poder
e as dinâmicas do mundo colonial americano
Dia da
aula de História no CMSP : 11/0821
Habilidades
trabalhadas. Perceber
as forças políticas e sociais que dominaram o processo de centralização do
poder e formação dos Estados Modernos
2 ATIVIDADE 3 BIMESTRE
7 ANOA
A
organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano
Perceber as forças políticas e sociais que dominaram o processo de
centralização do poder e formação dos Estados Modernos
O que é o Estado?
Sempre tem gente querendo
mandar nos outros – mandar é exercer poder. O poder é uma característica
inerente às relações humanas. O Estado é uma forma de resolver essa questão,
definir regras de como o poder deve ser exercido.
O Estado, com E
maiúsculo, é uma instituição que caracteriza a forma de organização política
que temos. Basicamente, ele é um poder centralizado, instituído para
administrar a vida das pessoas num determinado território. Essa forma de
organização política, que hoje nos parece tão sólida e até natural, como toda
realização humana, na verdade, é resultado de séculos e séculos – e até
milênios – de construção marcada por disputas e lutas. No final da Idade Média,
na Europa, pouco a pouco, emergiu a forma de Estado que temos hoje, o Estado
moderno, dando origem à atual divisão política do mundo em países.
Os reis vão fortalecendo seu poder
O Estado moderno
constituiu-se a partir do fortalecimento do poder do rei em relação à nobreza.
O rei passou a ter sob seu controle a cobrança de impostos e o exército. Esses
dois fatores foram fundamentais para que a figura dos monarcas se confundissem
com o Estado na Europa moderna.
Durante a Idade Média, o
rei tinha seu exército, mas dependia do apoio dos vassalos para a luta contra
inimigos externos ou internos. A partir do século XV, os reis passaram a
contratar cavaleiros profissionais e a recrutar camponeses para a infantaria,
criando, assim, exércitos permanentes. Isso permitiu que pudessem submeter a
maioria dos nobres ao poder da monarquia.
No final da Idade Média,
com o desenvolvimento do comércio, os mercadores tornaram-se um grupo social
importante: a burguesia comercial. As monarquias se aliaram a esse grupo. Em
troca da autorização para comerciar em seu território, os reis recebiam
empréstimos que os tornaram muito ricos. Essa fonte de financiamento se
multiplicou com as grandes navegações. Os reis recebiam muitas riquezas na
concessão do comércio com as colônias.
Na Idade Média, os reis
compartilhavam o poder com os nobres: senhores de feudos, duques, condes,
marqueses. Muitas vezes os nobres eram mais poderosos que o rei, pois tinham
mais vassalos. Na baixa Idade Média, muitos reis negociaram com a nobreza um
novo acordo de governo em que os nobres continuavam a mandar em seus domínios
rurais mas teriam que aceitar o poder soberano do rei. A Igreja católica,
enfraquecida que estava pela Reforma protestante, apoiou as monarquias leais a
ela; e nos países que tinham adotado o protestantismo, a Reforma também se
aliou ao rei. Os camponeses, por sua vez, continuavam como antes: pagando
imposto à nobreza, ao clero e ao rei.
Esse conjunto de fatores
fez a Europa chegar à Idade Moderna com os nobres submetidos à soberania dos
reis. Neste período, o poder real se tornou absoluto, ou seja, concentrava as
tarefas de fazer as leis, executá-las e julgar, além de ser vitalício e
hereditário.
E assim nascem os países
de hoje
Assim, foi
seguindo o contorno dos territórios dominados pelos reis que se constituíram as
fronteiras dos países europeus que conhecemos hoje. Portugal foi o primeiro
nesse processo de centralização do poder, com a Espanha vindo logo em seguida.
França e Inglaterra vieram depois. Países como a Itália e a Alemanha se
formaram tardiamente, só no século XIX.
Atividade
1 – Como você viu, o Estado que temos hoje surgiu a partir do
fortalecimento do poder do rei. Ou seja, na Idade Moderna, na Europa,
definiu-se que a melhor forma política para a sociedade era que o rei podia
mandar. O que você acha disso? Escreva um parágrafo apresentando a sua
avaliação do Estado moderno.
2- Na Idade Média, os reis compartilhavam o poder com os nobres: QUEM
ERAM?
3 - O que é o Estado?
4 - O Estado moderno constituiu-se a partir de
5 –Na idade média os rei9s compartilhavam o poder com quem?
O legado da Lua: 50 anos
depois
“ Um pequeno passo para o homem; um
salto gigantesco para a humanidade. ” Assim Neil
Armstrong anunciou ao mundo o início de sua histórica caminhada
lunar, em 20 de julho de 1969.
Meio século depois, as pegadas deixadas por ele e Buzz Aldrin permanecem
visíveis não
apenas na superfície da Lua — que não tem vento para apagá-las —
como no “DNA” de
Inúmeras tecnologias que utilizamos hoje no nosso dia a dia, de
aspiradores de pó e tênis de
corrida a telefones celulares e máquinas de ressonância magnética.
No fim das contas, o esforço para conquistar a Lua gerou “uma
pequena revolução industrial”,
semelhante à que aconteceu com as grandes navegações dos séculos
XVI e XVII, segundo o
astrônomo Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica
e Ciências
Atmosféricas da USP. “Foi, certamente, um dos grandes feitos da
humanidade”,
diz o professor, de 72 anos, um dos muitos da sua geração que
foram inspirados
pelo Programa Apollo a entrar para a ciência e investigar o
universo. (...)
O legado da Lua 50 anos depois. Por: Herton Escobar. Fonte: Jornal da USP.
Disponível em:
Atividades
a) De acordo com o texto,
além das pegadas dos astronautas, ainda visíveis no solo lunar, quais
outros reflexos da viagem à Lua podemos apontar? Justifique.
b). Segundo o astrônomo Augusto
Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP,
o esforço para conquistar a Lua gerou “uma pequena Revolução Industrial”,
semelhante à que aconteceu com as Grandes Navegações dos séculos
XVI e XVII. A
partir do que você já estudou e discutiu com os(as) colegas sobre
tecnologia, e relembrando
os seus estudos sobre o Renascimento, responda: por quais motivos
o astrônomo pode ter
feito essa compara
c). De que forma a tecnologia
pode ter auxiliado as navegações dos séculos XVI e XVII .
ENTREGAR ATIVIDADES ATÉ 10/09/21
NO EMAIL wildamblei2@yahoo.com.br
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