WILSON HISTORIA 7 ANO A A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

 

Professor: Wilson

Disciplina: História

Série destino: 7º C

Quantia de aulas previstas: 08 Aulas

Tema: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

 

Dia da aula de História no CMSP : 11/0821

Habilidades trabalhadas. Perceber as forças políticas e sociais que dominaram o processo de centralização do poder e formação dos Estados Modernos

 

2 ATIVIDADE 3 BIMESTRE

7 ANOA

 

A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

 

Perceber as forças políticas e sociais que dominaram o processo de centralização do poder e formação dos Estados Modernos

 

O que é o Estado?

 

          Sempre tem gente querendo mandar nos outros – mandar é exercer poder. O poder é uma característica inerente às relações humanas. O Estado é uma forma de resolver essa questão, definir regras de como o poder deve ser exercido.

 

           O Estado, com E maiúsculo, é uma instituição que caracteriza a forma de organização política que temos. Basicamente, ele é um poder centralizado, instituído para administrar a vida das pessoas num determinado território. Essa forma de organização política, que hoje nos parece tão sólida e até natural, como toda realização humana, na verdade, é resultado de séculos e séculos – e até milênios – de construção marcada por disputas e lutas. No final da Idade Média, na Europa, pouco a pouco, emergiu a forma de Estado que temos hoje, o Estado moderno, dando origem à atual divisão política do mundo em países.

 

Os reis vão fortalecendo seu poder

 

           O Estado moderno constituiu-se a partir do fortalecimento do poder do rei em relação à nobreza. O rei passou a ter sob seu controle a cobrança de impostos e o exército. Esses dois fatores foram fundamentais para que a figura dos monarcas se confundissem com o Estado na Europa moderna.

 

          Durante a Idade Média, o rei tinha seu exército, mas dependia do apoio dos vassalos para a luta contra inimigos externos ou internos. A partir do século XV, os reis passaram a contratar cavaleiros profissionais e a recrutar camponeses para a infantaria, criando, assim, exércitos permanentes. Isso permitiu que pudessem submeter a maioria dos nobres ao poder da monarquia.

 

          No final da Idade Média, com o desenvolvimento do comércio, os mercadores tornaram-se um grupo social importante: a burguesia comercial. As monarquias se aliaram a esse grupo. Em troca da autorização para comerciar em seu território, os reis recebiam empréstimos que os tornaram muito ricos. Essa fonte de financiamento se multiplicou com as grandes navegações. Os reis recebiam muitas riquezas na concessão do comércio com as colônias.

 

          Na Idade Média, os reis compartilhavam o poder com os nobres: senhores de feudos, duques, condes, marqueses. Muitas vezes os nobres eram mais poderosos que o rei, pois tinham mais vassalos. Na baixa Idade Média, muitos reis negociaram com a nobreza um novo acordo de governo em que os nobres continuavam a mandar em seus domínios rurais mas teriam que aceitar o poder soberano do rei. A Igreja católica, enfraquecida que estava pela Reforma protestante, apoiou as monarquias leais a ela; e nos países que tinham adotado o protestantismo, a Reforma também se aliou ao rei. Os camponeses, por sua vez, continuavam como antes: pagando imposto à nobreza, ao clero e ao rei.

 

           Esse conjunto de fatores fez a Europa chegar à Idade Moderna com os nobres submetidos à soberania dos reis. Neste período, o poder real se tornou absoluto, ou seja, concentrava as tarefas de fazer as leis, executá-las e julgar, além de ser vitalício e hereditário.

 

          E assim nascem os países de hoje

 

                 Assim, foi seguindo o contorno dos territórios dominados pelos reis que se constituíram as fronteiras dos países europeus que conhecemos hoje. Portugal foi o primeiro nesse processo de centralização do poder, com a Espanha vindo logo em seguida. França e Inglaterra vieram depois. Países como a Itália e a Alemanha se formaram tardiamente, só no século XIX.

 

Atividade

 

1 – Como você viu, o Estado que temos hoje surgiu a partir do fortalecimento do poder do rei. Ou seja, na Idade Moderna, na Europa, definiu-se que a melhor forma política para a sociedade era que o rei podia mandar. O que você acha disso? Escreva um parágrafo apresentando a sua avaliação do Estado moderno.

2- Na Idade Média, os reis compartilhavam o poder com os nobres: QUEM ERAM?

3 - O que é o Estado?

4 - O Estado moderno constituiu-se a partir de

5 –Na idade média os rei9s compartilhavam o poder com quem?

                 

  O legado da Lua: 50 anos depois

                Um pequeno passo para o homem; um salto gigantesco para a humanidade. ” Assim Neil

Armstrong anunciou ao mundo o início de sua histórica caminhada lunar, em 20 de julho de 1969.

Meio século depois, as pegadas deixadas por ele e Buzz Aldrin permanecem visíveis não

apenas na superfície da Lua — que não tem vento para apagá-las — como no “DNA” de

Inúmeras tecnologias que utilizamos hoje no nosso dia a dia, de aspiradores de pó e tênis de

corrida a telefones celulares e máquinas de ressonância magnética.

No fim das contas, o esforço para conquistar a Lua gerou “uma pequena revolução industrial”,

semelhante à que aconteceu com as grandes navegações dos séculos XVI e XVII, segundo o

astrônomo Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências

Atmosféricas da USP. “Foi, certamente, um dos grandes feitos da humanidade”,

diz o professor, de 72 anos, um dos muitos da sua geração que foram inspirados

pelo Programa Apollo a entrar para a ciência e investigar o universo. (...)

O legado da Lua 50 anos depois. Por: Herton Escobar. Fonte: Jornal da USP. Disponível em:

 

Atividades

a) De acordo com o texto, além das pegadas dos astronautas, ainda visíveis no solo lunar, quais

outros reflexos da viagem à Lua podemos apontar? Justifique.

 

b). Segundo o astrônomo Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, o esforço para conquistar a Lua gerou “uma pequena Revolução Industrial”,

semelhante à que aconteceu com as Grandes Navegações dos séculos XVI e XVII. A

partir do que você já estudou e discutiu com os(as) colegas sobre tecnologia, e relembrando

os seus estudos sobre o Renascimento, responda: por quais motivos o astrônomo pode ter

feito essa compara

 

c). De que forma a tecnologia pode ter auxiliado as navegações dos séculos XVI e XVII .

 

ENTREGAR ATIVIDADES ATÉ 10/09/21

NO EMAIL wildamblei2@yahoo.com.br

Zap só para recados 965640519

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

WILSON HISTÓRIA 7 ANO A A estruturação dos vice-reinos na América Espanhola

2ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

Geografia/ 7° A e B/ Prof. Allan Ítalo/ A Região Nordeste do Brasil- 2º Bimestre- 4 aulas.