Wilson História 7º A.Tema: As fontes Históricas
Professor:
Wilson
Disciplina:
História
Série
destino: 7º A.
Quantia
de aulas previstas: 08 Aulas
Tema: As
fontes Históricas
Dia da
aula de História no CMSP : 11/0821
Habilidades
trabalhadas:(EF06HI02A) identificar a importância das fontes
históricas para a produção do saber histórico e analisar o significado das
fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedade e épocas
distintas.
ATIVIDADES
3 BIMESTRE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – AS MONARQUIAS E O
PROCESSO DE CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA EUROPEIA DO
SÉCULO XV
ATIVIDADE 1
Como já vimos nas Situações de Aprendizagem anteriores, a Idade Moderna foi
marcada por grandes mudanças na organização social, econômica e política. Entre
as mudanças mais significativas está a centralização do poder nas mãos do rei e
a construção dos Estados Nacionais. Leia o texto a seguir para realizar a
atividade no caderno.
Com a crise do feudalismo, a centralização política se mostrou como
alternativa para a segurança, tanto de conservação dos territórios como de
expansão e fortalecimento do capitalismo. Essa convergência possibilitou aos
comerciantes a oportunidade de não ficar mais a mercê das diferenças de cada
feudo e das leis de cada senhor feudal, de modo que muitos se tornaram
investidores financeiros do poder real. Essa transformação na esfera política,
através do fim de alguns entraves no comércio, bem como o movimento causado
pelas Cruzadas, já a partir do século XII, começou com a retomada do
crescimento das cidades e do desenvolvimento do comércio, que recebeu o nome de
Renascimento Comercial e Urbano (séculos XII e XIV). Esse movimento favoreceu o
grupo social que ficou conhecido como burguesia e, consequentemente, o seu
poder monetário.
Fonte: Elaborado especialmente para este
Material. Pixabay História 249 00_49734013_SPFE 7 ano EF MIOLO.indb 249
29/12/2020 16:07:39
a) Grife no texto as palavras
desconhecidas e procure o seu significado em dicionários e/ou na internet.
b) Qual é a transformação a que o texto
se refere? Explique.
c) Pesquise em livros didáticos ou na
internet sobre as características da burguesia deste período e descreva-as em
seu caderno.
ATIVIDADE 2
Leia o fragmento abaixo para fazer, no seu
caderno, a atividade proposta.
A Idade Moderna foi palco de transformações que permearam os âmbitos sociais,
políticos e econômicos na Europa nos séculos XV, XVI e XVII. Ao longo deste
tempo os monarcas foram centralizando a cobrança de impostos, criaram uma moeda
única e, dessa forma, facilitaram o comércio. A intervenção do absolutismo na
economia foi se consolidando e passou a ser chamada de mercantilismo, caracterizado,
entre outros elementos, pela balança comercial favorável (estimulando a
exportação e desestimulando a importação) e pelo protecionismo alfandegário,
além de desenvolver e impulsionar os setores que mais lhe interessavam.
O absolutismo foi mais forte sobretudo na Espanha, em Portugal, na Espanha,
França e Inglaterra, que acabaram tendo vantagens em relação a outros lugares.
Essa acumulação de capitais foi fundamental para o patrocínio de Portugal e da
Espanha na Expansão Marítima, que, por sua vez, reverteu para esses Estados
ainda mais recursos financeiros.
Fonte: Elaborado especialmente para este
Material.
a) Crie um glossário com os termos do texto
cujo significado você não conhece.
b) O mercantilismo foi a prática
econômica adotada por grande parte dos Estados Nacionais europeus nos séculos
XV, XVI e XVII. A partir dessa afirmação, busque no seu livro didático
informações sobre o papel do mercantilismo no fortalecimento das monarquias
absolutistas.
TEXTO I
Bruxas paulistas:
pesquisa resgata história de mulheres acusadas de feitiçaria.
Documentos encontrados na Cúria Metropolitana revelam como agia
o Santo Ofício no Brasil colonial no século 18. O ano era 1754 e o local, a
Justiça Eclesiástica, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. As rés,
Thereza Leyte e Escholástica Pinta da Silva, mãe e filha, estão no tribunal do
Santo Ofício acusadas de (...) matar o primeiro marido de Escholástica, Manoel
Garcia, utilizando feitiçarias. A Inquisição no Brasil – movimento da igreja católica
criado para combater heresias e ameaças à doutrina cristã – teve início no
período colonial, mas já vinha ocorrendo em países da Europa como França,
Itália e Portugal desde o século XII. No Brasil, o movimento se consolidou por
meio do Tribunal do Santo Ofício, que recebia visitas de inquisidores vindos de
Portugal para investigar comportamentos e práticas diferentes dos estabelecidos
pela igreja católica. (...)
TEXTO II
Contrarreforma
Entre 1545 e 1563 foi realizado o Concílio de Trento, uma resposta da Igreja
Católica ao movimento da Reforma Protestante, reafirmando os dogmas e práticas
da Igreja, além de estabelecer direcionamentos ao combate das heresias e do
paganismo. Contudo, a venda de indulgências foi proibida e o perdão (indulgência)
passou a ser gratuito.
Nesse contexto, foi restabelecido o Tribunal do Santo Ofício, com a
função de investigar heresias, sendo exemplos da ação deste Tribunal o
julgamento dos cientistas Nicolau Copérnico e Galileu Galilei. A Companhia de
Jesus ganhou a missão de levar a fé católica àqueles que não a conheciam, tendo
realizado ações de educação catequista na Europa, na Ásia e na América.
A cidade de São Paulo
teve origem a partir de uma missão jesuítica estabelecida no local hoje
conhecido como Pateo do Collegio. Além disso, o Tribunal do Santo Ofício também
investigou denúncias no Brasil Colonial, havendo registros de várias pessoas
que foram levadas do Brasil para serem julgadas em Portugal.
Fonte: Elaborado especialmente para este
Material.
a) A partir da leitura dos textos
dessa atividade, podemos afirmar que o Brasil colonial era laico? Por quê?
b) O texto 1 relata o caso de mulheres
julgadas por um tribunal religioso. Atualmente, no Brasil, a capacidade de julgar
alguém é do Poder Judiciário. Pesquise sobre esse poder e discuta suas
atribuições em sala, registrando os resultados no seu caderno.
c) Comparando as informações apresentadas nos
dois textos, é possível afirmar que as ações da Contrarreforma se mantiveram ao
longo do tempo? Justifique.
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