Wilson História 7º A.Tema: As fontes Históricas

 

 

 

Professor: Wilson

Disciplina: História

Série destino: 7º A.

Quantia de aulas previstas: 08 Aulas

Tema: As fontes Históricas

Dia da aula de História no CMSP : 11/0821

Habilidades trabalhadas:(EF06HI02A) identificar a importância das fontes históricas para a produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedade e épocas distintas.

 

ATIVIDADES 3 BIMESTRE

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – AS MONARQUIAS E O

PROCESSO DE CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA EUROPEIA DO

SÉCULO XV

ATIVIDADE 1

              Como já vimos nas Situações de Aprendizagem anteriores, a Idade Moderna foi marcada por grandes mudanças na organização social, econômica e política. Entre as mudanças mais significativas está a centralização do poder nas mãos do rei e a construção dos Estados Nacionais. Leia o texto a seguir para realizar a atividade no caderno.

            Com a crise do feudalismo, a centralização política se mostrou como alternativa para a segurança, tanto de conservação dos territórios como de expansão e fortalecimento do capitalismo. Essa convergência possibilitou aos comerciantes a oportunidade de não ficar mais a mercê das diferenças de cada feudo e das leis de cada senhor feudal, de modo que muitos se tornaram investidores financeiros do poder real. Essa transformação na esfera política, através do fim de alguns entraves no comércio, bem como o movimento causado pelas Cruzadas, já a partir do século XII, começou com a retomada do crescimento das cidades e do desenvolvimento do comércio, que recebeu o nome de Renascimento Comercial e Urbano (séculos XII e XIV). Esse movimento favoreceu o grupo social que ficou conhecido como burguesia e, consequentemente, o seu poder monetário.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material. Pixabay História 249 00_49734013_SPFE 7 ano EF MIOLO.indb 249 29/12/2020 16:07:39

  a) Grife no texto as palavras desconhecidas e procure o seu significado em dicionários e/ou na internet.

 b) Qual é a transformação a que o texto se refere? Explique.

 c) Pesquise em livros didáticos ou na internet sobre as características da burguesia deste período e descreva-as em seu caderno.

 

ATIVIDADE 2

Leia o fragmento abaixo para fazer, no seu caderno, a atividade proposta.

             A Idade Moderna foi palco de transformações que permearam os âmbitos sociais, políticos e econômicos na Europa nos séculos XV, XVI e XVII. Ao longo deste tempo os monarcas foram centralizando a cobrança de impostos, criaram uma moeda única e, dessa forma, facilitaram o comércio. A intervenção do absolutismo na economia foi se consolidando e passou a ser chamada de mercantilismo, caracterizado, entre outros elementos, pela balança comercial favorável (estimulando a exportação e desestimulando a importação) e pelo protecionismo alfandegário, além de desenvolver e impulsionar os setores que mais lhe interessavam.

          O absolutismo foi mais forte sobretudo na Espanha, em Portugal, na Espanha, França e Inglaterra, que acabaram tendo vantagens em relação a outros lugares. Essa acumulação de capitais foi fundamental para o patrocínio de Portugal e da Espanha na Expansão Marítima, que, por sua vez, reverteu para esses Estados ainda mais recursos financeiros.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

a) Crie um glossário com os termos do texto cujo significado você não conhece.

 b) O mercantilismo foi a prática econômica adotada por grande parte dos Estados Nacionais europeus nos séculos XV, XVI e XVII. A partir dessa afirmação, busque no seu livro didático informações sobre o papel do mercantilismo no fortalecimento das monarquias absolutistas.

TEXTO I

Bruxas paulistas: pesquisa resgata história de mulheres acusadas de feitiçaria.

        Documentos encontrados na Cúria Metropolitana revelam como agia o Santo Ofício no Brasil colonial no século 18. O ano era 1754 e o local, a Justiça Eclesiástica, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. As rés, Thereza Leyte e Escholástica Pinta da Silva, mãe e filha, estão no tribunal do Santo Ofício acusadas de (...) matar o primeiro marido de Escholástica, Manoel Garcia, utilizando feitiçarias. A Inquisição no Brasil – movimento da igreja católica criado para combater heresias e ameaças à doutrina cristã – teve início no período colonial, mas já vinha ocorrendo em países da Europa como França, Itália e Portugal desde o século XII. No Brasil, o movimento se consolidou por meio do Tribunal do Santo Ofício, que recebia visitas de inquisidores vindos de Portugal para investigar comportamentos e práticas diferentes dos estabelecidos pela igreja católica. (...)

 

 

 

TEXTO II

Contrarreforma

              Entre 1545 e 1563 foi realizado o Concílio de Trento, uma resposta da Igreja Católica ao movimento da Reforma Protestante, reafirmando os dogmas e práticas da Igreja, além de estabelecer direcionamentos ao combate das heresias e do paganismo. Contudo, a venda de indulgências foi proibida e o perdão (indulgência) passou a ser gratuito.

            Nesse contexto, foi restabelecido o Tribunal do Santo Ofício, com a função de investigar heresias, sendo exemplos da ação deste Tribunal o julgamento dos cientistas Nicolau Copérnico e Galileu Galilei. A Companhia de Jesus ganhou a missão de levar a fé católica àqueles que não a conheciam, tendo realizado ações de educação catequista na Europa, na Ásia e na América.

             A cidade de São Paulo teve origem a partir de uma missão jesuítica estabelecida no local hoje conhecido como Pateo do Collegio. Além disso, o Tribunal do Santo Ofício também investigou denúncias no Brasil Colonial, havendo registros de várias pessoas que foram levadas do Brasil para serem julgadas em Portugal.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

  a) A partir da leitura dos textos dessa atividade, podemos afirmar que o Brasil colonial era laico? Por quê?

b) O texto 1 relata o caso de mulheres julgadas por um tribunal religioso. Atualmente, no Brasil, a capacidade de julgar alguém é do Poder Judiciário. Pesquise sobre esse poder e discuta suas atribuições em sala, registrando os resultados no seu caderno.

c) Comparando as informações apresentadas nos dois textos, é possível afirmar que as ações da Contrarreforma se mantiveram ao longo do tempo? Justifique.

entregar as atividades até31/8

no emal  wildamblei2@yahoo.com.br

zap só para recados  965641905

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

Geografia/ 7° A e B/ Prof. Allan Ítalo/ A Região Nordeste do Brasil- 2º Bimestre- 4 aulas.

Geografia/ Prof. Allan/ 7ºA e B- Os setores da economia e suas características- 06 aulas