PROF WILSON HISTÓRIA A DIVERSIDADE ETNICO RACIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA

 

Professor: Wilson

Disciplina: História

Série destino: 7º A.

Quantia de aulas previstas: 08 Aulas

Tema: A diversidade étnico–racial na América Portuguesa:

Dia da aula de História no CMSP : 25/09/21

Habilidades COMPARAR A DINÂMICA ECONÔMICA NAS COLÔNIAS ESPANHOLA E NA AMÉRICA

 

 

4 ATIVIDADE 7 ANO A

 

A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA

 

Você já ouviu falar em capitanias hereditárias?

ATIVIDADE 2

Passo a Passo:

.

HISTÓRIA

 Responda em seu caderno as questões abaixo:

• No período colonial, qual era a função dos “homens-bons”? Quem poderia ser “homem bom”?

• Quantas Capitanias Hereditárias estão presentes no mapa? Quais são elas? Qual a data apresentada no mapa?

• Qual a função das Câmaras Municipais na formação das vilas e cidades no período colonial?

• Quais destas funções apresentadas continuam a existindo hoje nas Câmaras Municipais?

 

Entradas

As expedições denominadas “Entradas”, saíam do litoral rumo ao norte, oeste e sudoeste, adentrando pelo interior da colônia. Eram expedições originadas de diversas partes da colônia formadas por iniciativa oficial ou particular. O objetivo era realizar o mapeamento do território, viabilizando sua colonização além do litoral, sobretudo, fazendo o levantamento dos recursos econômicos como ouro e pedras preciosas para atender aos interesses lusitanos. Além disso, as “Entradas” atuavam no combate aos povos indígenas que resistiam, ameaçavam ou impediam o avanço da colonização.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material

                                                   

 BANDEIRAS

          As bandeiras eram as entradas feitas pelos paulistas, que eram, por isso, chamados “bandeirantes”, partiam de São Paulo em direção ao interior da colônia navegando o rio Tietê e, depois, outros rios. Um dos objetivos dessas expedições foi a busca por mão de obra capturando indígenas para serem escravizados e, também, a busca de ouro e pedras preciosas. Durante esse processo, diversos grupos indígenas foram atacados pelos bandeirantes, às missões jesuíticas do Sul, em território espanhol e território do quilombo de Palmares, no século XVII – tarefa encomendada pelas autoridades da colônia aos bandeirantes. A população nativa foi massacrada pela intensa ação violenta dos bandeirantes fato que marcou o início da história do território paulista.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

 

a) Qual é a diferença entre “entradas” e “bandeiras”? Explique.

 b) Qual a importância dessas expedições para a colonização do Brasil?

c) A partir da análise das representações cartográficas, explique as principais mudanças nos domínios territoriais de Portugal e Espanha.

 d) Faça uma análise da expansão territorial da colonização portuguesa no sul do continente americano.

 e) No gráfico apresentado sobre as Bandeiras realizadas. Qual século apresenta maior quantidade de Bandeiras? Vamos investigar porque ocorreu este aumento neste período, qual foi o motivo?

 

 

 

ENTREGAR ATIVIDADES ATÉ 07/1021

NO EMAIL wildamblei2@yahoo.com.br

Zap só para recados 965640519

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

Geografia/ 7° A e B/ Prof. Allan Ítalo/ A Região Nordeste do Brasil- 2º Bimestre- 4 aulas.

Geografia/ Prof. Allan/ 7ºA e B- Os setores da economia e suas características- 06 aulas