PROF WILSON HISTÓRIA A DIVERSIDADE ETNICO RACIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA
Professor: Wilson
Disciplina: História
Série destino: 7º A.
Quantia de aulas previstas: 08 Aulas
Tema: A diversidade étnico–racial na América Portuguesa:
Dia da aula de História no CMSP : 25/09/21
Habilidades COMPARAR A DINÂMICA
ECONÔMICA NAS COLÔNIAS ESPANHOLA E NA AMÉRICA
4
ATIVIDADE 7 ANO A
A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA
Você já ouviu falar em capitanias hereditárias?
ATIVIDADE 2
Passo a Passo:
.
HISTÓRIA
Responda em seu
caderno as questões abaixo:
• No período colonial, qual era a função dos “homens-bons”?
Quem poderia ser “homem bom”?
• Quantas Capitanias Hereditárias estão presentes no mapa?
Quais são elas? Qual a data apresentada no mapa?
• Qual a função das Câmaras Municipais na formação das
vilas e cidades no período colonial?
• Quais destas funções apresentadas continuam a existindo
hoje nas Câmaras Municipais?
Entradas
As expedições denominadas “Entradas”, saíam do litoral rumo
ao norte, oeste e sudoeste, adentrando pelo interior da colônia. Eram expedições
originadas de diversas partes da colônia formadas por iniciativa oficial ou
particular. O objetivo era realizar o mapeamento do território, viabilizando
sua colonização além do litoral, sobretudo, fazendo o levantamento dos recursos
econômicos como ouro e pedras preciosas para atender aos interesses lusitanos.
Além disso, as “Entradas” atuavam no combate aos povos indígenas que resistiam,
ameaçavam ou impediam o avanço da colonização.
Fonte: Elaborado especialmente para este Material
BANDEIRAS
As bandeiras eram as entradas feitas pelos
paulistas, que eram, por isso, chamados “bandeirantes”, partiam de São Paulo em
direção ao interior da colônia navegando o rio Tietê e, depois, outros rios. Um
dos objetivos dessas expedições foi a busca por mão de obra capturando
indígenas para serem escravizados e, também, a busca de ouro e pedras
preciosas. Durante esse processo, diversos grupos indígenas foram atacados
pelos bandeirantes, às missões jesuíticas do Sul, em território espanhol e
território do quilombo de Palmares, no século XVII – tarefa encomendada pelas
autoridades da colônia aos bandeirantes. A população nativa foi massacrada pela
intensa ação violenta dos bandeirantes fato que marcou o início da história do território
paulista.
Fonte: Elaborado especialmente para este Material.
a) Qual é a diferença entre “entradas” e “bandeiras”?
Explique.
b) Qual a
importância dessas expedições para a colonização do Brasil?
c) A partir da análise das representações cartográficas,
explique as principais mudanças nos domínios territoriais de Portugal e
Espanha.
d) Faça uma análise
da expansão territorial da colonização portuguesa no sul do continente
americano.
e) No gráfico
apresentado sobre as Bandeiras realizadas. Qual século apresenta maior
quantidade de Bandeiras? Vamos investigar porque ocorreu este aumento neste
período, qual foi o motivo?
ENTREGAR ATIVIDADES ATÉ 07/1021
NO EMAIL wildamblei2@yahoo.com.br
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