Professora Daniela- Historia- Turmas 7º C,D

 Olá, queridos alunos tudo bem?

Sejam todos Bem vindo a nossa aula virtual.

Em nossa aula de hoje, iniciaremos os conteúdos do 3° Bimestre.

Nossa aula tem relação com o conteúdo apresentado pelo CMSP no dia 25/08/2021.

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da Unidade escolar, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.

Data de entrega da atividade: até 23/09/21

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

EMAIL: dani_souza_moreira@hotmail.com

Whatsapp: 985292771

Habilidades: EF06HI16 Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos,com destaques para as  realizações entre senhores e servos.

Escravidão e suas permanências historicas

Escravidão africana no Brasil Colônia

A escravidão da população africana foi uma maneira lucrativa que Portugal encontrou de suprir a mão de obra no Brasil.

Desse modo, indivíduos de diversas etnias foram trazidos ao Brasil através do tráfico negreiro, em navios abarrotados de pessoas em condições desumanas.

Chegando aqui, essas pessoas eram vendidas com o objetivo de trabalharem nas mais variadas funções.

Eles trabalhavam tanto nas lavouras de cana-de-açúcar e café, quanto na mineração, construções, serviços domésticos e urbanos.

As condições a que esses indivíduos foram submetidos eram tão precárias que, dependendo do tipo de serviço realizado, a vida média de uma escravizado era em torno de 10 anos. Além disso, os castigos eram frequentes e faziam parte da estrutura de dominação.

Escravidão contemporânea: os trabalhos análogos à escravidão

Mesmo sendo uma atividade ilegal, atualmente ainda persistem modelos de trabalho semelhantes à escravidão em muitas partes do mundo. Ela ocorre quando os trabalhadores são colocados em situações onde têm sua liberdade retirada, seja por coerção, violência ou supostas dívidas.

Podemos citar Índia, China, Paquistão, Bangladesh e Uzbequistão como países que têm grande contingente de pessoas nessa situação. O trabalho nas indústrias têxteis é um exemplo de onde a escravidão é empregada nesses locais.

Entretanto, essa realidade está presente no mundo todo, inclusive em países europeus, com a exploração sexual, por exemplo.

No Brasil, o trabalho análogo à escravidão concentra-se em áreas rurais, mas também na construção civil. A maioria dos afetados são homens entre 15 e 40 anos, analfabetos ou semi-analfabetos.

                                                                       Atividades

1-A escravidão está associada às diversas formas de exploração e de violência contra a população escrava. Essa situação, embora característica dos regimes escravocratas, registra inúmeros momentos de rebeldia. Em suas manifestações e ações cotidianas, homens e mulheres escravizados reagiram a esta condição, proporcionando formas de resistência que resultaram em processos sociais e políticos que, a médio e longo prazos, influíram na superação dessa modalidade de trabalho.

Responda ( NÃO SÃO ALTERNATIVAS)

a) Cite duas formas de resistência dos negros contra o regime da escravidão ocorridas no Brasil.

 b) Cite duas formas de desumanização e maus tratos dos africanos e seus descendentes no Brasil colonial.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA (2ºBimestre) 7º A, B, C Professora Tamiris

Geografia/ 7° A e B/ Prof. Allan Ítalo/ A Região Nordeste do Brasil- 2º Bimestre- 4 aulas.

Geografia/ Prof. Allan/ 7ºA e B- Os setores da economia e suas características- 06 aulas